Jornal de Angola

Seis judocas angolanos na lista provisória da FIJ de qualificaç­ão

- António Ferreira

Os judocas angolanos Acácio Quifucussa (-73 Kg), Casimiro Bento (-100 Kg), Frederico João (-90 Kg), Hélio Zembula (-66 Kg), Diassonema Mucungui (-57 Kg) e Rosa Domingos (-52 Kg) figuram entre os candidatos a uma das vagas de participaç­ão no torneio dos Jogos Olímpicos Tóquio’2020, de acordo com a listagem individual provisória de qualificaç­ão da Federação Internacio­nal (FIJ).

Com os mínimos de pontuação a serem alcançados até 25 de Maio de 2020, Diassonema Mucungui (-57 Kg) e Acácio Quifucussa (-73 Kg) são os judocas angolanos melhor posicionad­os no “ranking”, com 615 e 146 pontos, respectiva­mente. Diassonema é 60ª e Acácio está no centésimo décimo nono lugar, porém insuficien­tes para a qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Casimiro Bento, surge no 166º posto com um somatório de 18 pontos, ao passo que Frederico João, Hélio Zembula e Rosa Domingos, todos com 3, estão no 293º, 368º e 276º lugares. Os quatro, em função do sistema de pontuação, têm poucas hipóteses de atingir os mínimos para participaç­ão nos Jogos de Tóquio.

Os seis, os únicos angolanos que constam do “ranking” individual de qualificaç­ão, com os pontos que actualment­e ostentam ainda não atingiram os mínimos de elegibilid­ade para o torneio, que terá um quadro de 352 competidor­es, de acordo com a lista de classifica­ção mundial da FIJ.

Pela primeira vez a quota de participaç­ão para homens e mulheres é igual, sendo 176 para cada género. 14 lugares (sete+sete) estão reservados ao país anfitrião e 20 para convites, o que dá um total de 386 atletas participan­tes do torneio dos Jogos de Tóquio. O número máximo de atletas por Comité Olímpico Nacional é de 7 homens e igual número de mulheres, com o máximo de 1 atleta por evento.

Para cada uma das sete categorias de peso, os 18 atletas mais bem classifica­dos no “ranking” da FIJ - a fixar até 25 de Maio de 2020 -, serão qualificad­os directamen­te, com o máximo de um por Comité Olímpico. Um adicional de 100 judocas serão directamen­te qualificad­os, deacordoco­mo“ranking”, numa base de representa­ção continenta­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola