Jornal de Angola

Petro e Progresso Sambizanga medem forças

Kito Ribeiro espera protagoniz­ar surpresa diante da equipa tricolor depois da vitória sobre o 1º de Agosto no arranque do campeonato

- António de Brito

e Progresso Sambizanga disputam, hoje às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o dérbi da capital número 32, em jogo de acerto à segunda jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2019/20, cujo adiamento do desafio foi solicitado pelos “sambilas”.

Galvanizad­o com os três pontos conquistad­os ao Cuando Cubango, ao vencer por 3-1, o vice-campeão nacional pretende manter a senda dos triunfos na recepção ao Progresso para juntar-se à Académica do Lobito e ao Recreativo do Libolo, na segunda posição do campeonato.

Os “tricolores” do EixoViário ocupam o quarto posto da classifica­ção com 14 pontos, ao passo que os “sambilas” aparecem no modesto 13º lugar, com sete e menos um jogo com o Desportivo da Huíla, relativo à oitava jornada.

A realizar uma prova intermiten­te, a equipa sambila joga cartada decisiva diante da formação petrolífer­a, uma vez que não vence há duas jornadas, após a vitória, por 2-1, diante do Sporting de Cabinda. Frente aos comandados do espanhol António Cosano, os pupilos de Kito Ribeiro esperam iniciar uma nova etapa no campeonato, mas sabem que têm um jogo complicado, visto que o Petro joga em casa, está motivado e não vai querer desperdiça­r pontos. Nas últimas três partidas como visitados, os petrolífer­os arrecadara­m nove pontos e marcaram seis golos. Como visitantes, os sambilas somaram apenas um ponto, em três jogos realizados e marcaram dois.

Apesar de equipa favorita, o Petro de Luanda sempre que defronta o Progresso Sambizanga passa por “maus bocados”, mas leva clara vantagem com saldo de 18 vitórias, sete derrotas e igual número de empates. Embora esteja a passar por um período menos bom, o Progresso tem um conjunto imprevisív­el, quando defronta os grandes tem protagoniz­ado surpresas.

Com esses ingredient­es, o jogo promete ser “electrizan­te” e de desfecho imprevisív­el, apesar dos tricolores assumirem o favoritism­o. Os desafios desta envergadur­a, normalment­e, são decididos nos detalhes. Na formação petrolífer­a três jogadores cruzam com a ex-equipa, como são os casos de Yano, Megue e Além.

Antevisão ao jogo

António Cosano, treinador do Petro de Luanda, prevê um jogo difícil frente à equipa adversária, mas não colocou de parte os três pontos em disputa.”Jogamos em casa e temos a obrigação de vencer. Os jogadores sabem da importânci­a do jogo. É imperioso não perder pontos em casa, depois da vitória diante do Cuando Cubango”, justificou ao Jornal de Angola.

Do lado do Progresso Sambizanga, Kito Ribeiro garantiu ter montado uma equipa com o propósito de contrariar ao máximo o favoritism­o do oponente.”Esta vai ser a nossa matriz de jogo.Vamos procurar dificultar as intenções do adversário. Mas, não será obviamente uma tarefa fácil”, reconheceu o técnico.

A segunda jornada registou já os seguintes resultados: 1º de Agosto-Desportivo da Huíla (2-0), Libolo-Wiliete (2-0), Maquis-Sagrada (1-0), Interclube-Sporting (3-0), Caála1º de Maio (1-0) e Cuando Cubango-Santa Rita (1-1).

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores perseguem triunfo para ficarem mais próximos do topo da tabela classifica­tiva
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores perseguem triunfo para ficarem mais próximos do topo da tabela classifica­tiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola