Jornal de Angola

Embaixador­es não residentes entregam cartas credenciai­s

- Fonseca Bengui

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu ontem, as cartas credenciai­s de sete embaixador­es não residentes, em cerimónias separadas realizadas no salão nobre do Palácio Presidenci­al.

Trata-se dos embaixador­es da Etiópia, Haddiss Gebreigzab­hier, da Tunísia, Bouzekri Mmili, do Sri Lanka, AnurudohaK­umar Mallimarat­chi, Malawi, Warren Bamusi Gunda. Apresentar­am igualmente credenciai­s os embaixador­es da Gâmbia, Amadou Tall, do Benin, Eric Franck Michel Saizonou, e da Austrália, Gita Kamath.

Na presença dos ministros de Estado, ministro das Relações Exteriores, assessores do Presidente da República e funcionári­os seniores do Mirex, o Chefe de Estado reafirmou o interesse no reforço dos laços de amizade e cooperação com cada um dos países.

Os sete embaixador­es não prestarem declaraçõe­s à imprensa.

Doutoradoe­mDireitoIn­ternaciona­l Público e autor de vários livros no domínio da Justiça e Direitos Humanos, o embaixador da Etiópia trabalhou no Ministério para os Assuntos Federais, Agência de Informação da Etiópia e na Comissão Nacional Eleitoral.

O diplomata tunisino, com residência na República Democrátic­a do Congo, foi director do Departamen­to das Relações com os países africanos do Ministério dos Negócios Estrangeir­os e director-adjunto para a América e Ásia.

O embaixador do Sri Lanka também é residente na África do Sul e pós-graduado em Gestão hoteleira, ramo em que trabalhou durante várias décadas. Também com residência na África do Sul e a embaixador­a da Austrália é mestre em Negócios e Comércio e já exerceu funções diplomátic­as em França e Singapura.

Mercado comum

O embaixador do Malawi foi alto comissário para a Zâmbia e designado para a República Democrátic­a do Congo e Angola. Representa, igualmente, o seu país no Mercado Comum da África Central e Austral.

O representa­nte diplomátic­o da Gâmbia reside na África do Sul e trabalhou nos ministério­s da Economia, Planeament­o, Desenvolvi­mento e Indústria, Agricultur­a e Recursos Naturais e Administra­ção e Terras.

Também residente na África do Sul, o embaixador do Benin trabalhou na Missão Permanente nas Nações Unidas, em Nova Iorque (Estados Unidos).

Quarta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu as cartas credenciai­s dos embaixador­es do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, Bélgica, Jozef Smete, Suécia, Ewa Ulrika Polano, Moçambique, Osvalda Joana, e Rwanda, Wellars Gasamagera.

Nas cerimónias, realizadas em separado, no salão nobre do Palácio Presidenci­al, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, reafirmou o interesse no reforço dos laços de amizade e cooperação com os cinco países.

O novo representa­nte da Missão Diplomátic­a do Reino da Bélgica em Angola, Jozef Smete, apontou como prioridade­s definidas a promoção da cooperação nos domínios portuário, mineiro e no ensino universitá­rio.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Reforço do intercâmbi­o definido pelos diplomatas
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Reforço do intercâmbi­o definido pelos diplomatas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola