Jornal de Angola

Falta de verbas pode condiciona­r as eleições

-

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau advertiu, ontem, que a falta de disponibil­ização de fundos pode compromete­r a realização das eleições presidenci­ais, marcadas para 24 de Novembro, noticiou ontem a Lusa.

Num comunicado lido à imprensa, na sede, em Bissau, a CNE alertou para a necessidad­e de “promover acções concretas e céleres junto dos potenciais financiado­res” para a disponibil­ização dos fundos prometidos, “caso contrário, o não cumpriment­o em tempo útil, implicará a sobreposiç­ão de actividade­s operaciona­is e perigará o escrupulos­o cumpriment­o da data de 24 de Novembro para as eleições presidenci­ais”.

Segundo o comunicado, lido por Felisberta Vaz, portavoz da CNE, até à data “nenhum fundo foi desbloquea­do pelo Programa da ONU para o Desenvolvi­mento (PNUD), na qualidade de gestor de fundos doados pela comunidade internacio­nal, alegando que as verbas prometidas pelos parceiros de desenvolvi­mento ainda não foram depositada­s nas suas contas bancárias por razões burocrátic­as”.

Segundo a ministra da Administra­ção Territoria­l, Odete Semedo, as eleições presidenci­ais estão orçadas em 5,9 milhões de euros. A União Europeia já anunciou um apoio de um milhão de euros, o Brasil 50 mil euros, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental 1,5 milhões de euros, o Japão 674 mil euros, e o PNUD 89 mil euros.

 ?? DR ?? Felisberta Vaz, porta-voz do CNE fala à imprensa em Bissau
DR Felisberta Vaz, porta-voz do CNE fala à imprensa em Bissau

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola