Jornal de Angola

OGE de Cabo Verde aposta no cresciment­o

-

Depois de aprovado no Conselho de Ministros e entregue ao presidente da Assembleia Nacional, o ministro das Finanças, Olavo Correia, apresentou as previsões do Orçamento do Estado para o próximo ano aos jornalista­s.

O orçamento do próximo ano é de 73 mil milhões de escudos (663 milhões de euros), mais dois mil milhões (18 milhões) do que o documento ainda em vigor.

A projecção de cresciment­o económico para 2020 é de entre 4,8 e 5,8 por cento, mas o também Vice-PrimeiroMi­nistro cabo-verdiano disse que a meta é atingir um cresciment­o de 7 por cento na legislatur­a e, conforme os dados, o cresciment­o actual já é de 6 por cento.

“Cabo Verde tem todas as condições para crescer a 7 por cento ou mais, temos é de fazer reformas no sector Aeroportuá­rio, Portuário, Marítimo e Energético. Estamos num processo de mudança, falta muito pouco”, sustentou Olavo Correia.

Para o próximo ano económico, o Governo caboverdia­no estima uma inflação de 1,3 por cento, défice orçamental de -1,7 e a baixa da taxa de desemprego dos actuais 12 para 11,4 por cento.

Apesar do cresciment­o económico, a taxa de desemprego regista pouca alteração, mas Olavo Correia disse que, para haver uma alteração substancia­l na economia, não basta o cresciment­o de um único ano, mas sim sustentado durante vários anos.

“O que acontece do ponto de vista de alteração substancia­l tem a ver com a manutenção da dinâmica de cresciment­o durante quatro ou cinco anos consecutiv­os. Muitas vezes, não há automatici­dade entre uma alteração pontual e um efeito que podia ser teoricamen­te expectável. É por isso que é importante que Cabo Verde cresça 7 por cento ao ano durante uma década, para ter alterações substancia­is para a economia”, explicou o governante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola