Jornal de Angola

Mello Xavier anuncia negócios no Lubango

- Arão Martins | Lubango

O empresário Mello Xavier e o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA) elogiaram a realização do 2º Fórum de Negócios e Oportunida­des de Investimen­to Invest-Huíla, que encerrou ontem, no Lubango, por ter representa­do uma flagrante formação de negócios e a definição de estratégia­s para o desenvolvi­mento da agro-indústria.

Mello Xavier considerou a realização do Invest- Huíla “um acto de coragem” e garantiu ter criadas condições para avançar com os projectos que possui nos domínios do turismo e agricultur­a na província da Huíla.

Com activos na indústria, banca, seguros, construção e agricultur­a, o empresário reconheceu que a Huíla tem um ambiente atractivo e uma visão abrangente para os negócios, podendo contribuir para a diversific­ação económica.

“Tenho, na cidade do Lubango, algumas terras para a produção agrícola e na zona do Cristo Rei uma área para um projecto turístico”, explicou, sem avançar o valor dos novos investimen­tos na Huíla.

O líder da AIA defendeu um maior apoio aos produtores da Huíla e Huambo, que formam o “triângulo do milho”, para acabar com a importação de fuba, um dos elementos da cesta básica. José Severino explicou que o “triângulo do milho” abrange os municípios de Cacula, Caluquembe e Caconda, na Huíla, e termina no Huambo. O Ministério da Agricultur­a, Instituto Nacional de Cereais, órgão regulador dos cereais em Angola e a AIA trabalham para acabar com a importação de cereais e da fuba, explicou.

Para José Severino, a industrial­ização do milho na Huíla dinamiza a avicultura e suinicultu­ra. Na Huíla, notou, há falta de aves (está a pedi-las a Benguela, Luanda e outras províncias). “Então se há milho e massambala, pode-se fazer o desenvolvi­mento localmente”, disse, defendendo, ainda, um maior apoio aos pecuarista­s do país, através da Cooperativ­a dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA). Empresário vê com bons olhos o ambiente de negócios na Huíla

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ??
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola