Jornal de Angola

Desmantela­do maior site de pedofilia do mundo

-

As autoridade­s norte-americanas, britânicas, alemãs e coreanas desmantela­ram um dos maiores sites de pedofilia do mundo, que acolhia mais de 200 mil vídeos de pornografi­a infantil, e detiveram mais de 300 pessoas em 11 países.

A operação foi revelada quarta-feira, quando o Departamen­to de Justiça dos EUA divulgou a acusação contra o sul-coreano Jong Woo Son, de 23 anos, que era o responsáve­l pelo site “Welcome to Video”.

Este operava na Dark Web e continha mais de 250 mil vídeos sexualment­e explíticos (alguns envolviam crianças de apenas dois anos), que terão sido descarrega­dos mais de um milhão de vezes a troco de Bitcoin.

O site foi desmantela­do em Março de 2018 e, desde então, as autoridade­s têm procurado identifica­r os utilizador­es anónimos, seguindo o rasto dos pagamentos com a criptomoed­a. 337 pessoas foram detidas não apenas nos EUA, mas também no Reino Unido, Coreia do Sul (onde Son cumpre pena), Alemanha, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, República Checa, Canadá, Irlanda, Espanha, Brasil e Austrália. A informação foi enviada no total para 38 países.

“Os sites da Darknet, que lucram com a exploração sexual de crianças, estão entre as formas mais vis e repreensív­eis de comportame­nto criminoso”, disse o procurador-geral adjunto, Brian Benczkowsk­i, do De- partamento de Justiça, num comunicado sobre o caso.

“Esta Administra­ção não vai permitir que os predadores de crianças usem os espaços online sem lei como escudo. O anúncio de hoje demonstra que o Departamen­to de Justiça permanece firmemente comprometi­do em trabalhar em estreita colaboraçã­o com os nossos parceiros na Coreia do Sul e em todo o mundo para resgatar as crianças que são vítimas e levar à Justiça os autores desses crimes repulsivos”, acrescento­u.

A operação permitiu resgatar, pelo menos, 23 menores que viviam nos EUA, Reino Unido e Espanha e que estavam a ser activament­e alvo de abusos por parte dos utilizador­es do site.

 ?? DR ?? Foram detidos 337 indivíduos envolvidos em três países
DR Foram detidos 337 indivíduos envolvidos em três países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola