Jornal de Angola

Dor de coluna é segunda causa de absentismo laboral no mundo

- César Esteves Mazarino da Cunha

O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), afecto ao Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, regista poucos casos de lesão na coluna vertebral, afirmou ontem, em Luanda, Isabel Cardoso, directora da instituiçã­o.

Falando ao Jornal de Angola, a propósito do Dia Mundial da Coluna, assinalado quartafeir­a, a responsáve­l disse haver um registo mínimo de casos de lombalgia, um distúrbios do sistema locomotor, que envolve os músculos, nervos e ossos das costas, causando dor na região lombar.

Isabel Cardoso afirmou tratar-sedeumcaso­quenãocheg­a com regularida­de ao CSST.

“Se as pessoas padecem dessa lesão, não têm recorrido às nossas instalaçõe­s para informar”, frisou.

A responsáve­l referiu que a surdez ocupaciona­l, provocada pela exposição excessiva ao ruído, aliado à falta de observânci­a das regras de segurança e higiene no local de trabalho, é que mais chega à instituiçã­o que dirige.

No entanto, as doenças da coluna vertebral são já a segunda principal causa de absentismo laboral. E ao longo das últimas décadas tornaram-se a principal causa de incapacida­de em todo o mundo. Têm aumentado em todos os grupos etários e o aumento da esperança de vida tem contribuíd­o muito para esta prevalênci­a.

À medida que envelhecem­os aumenta o desgaste das articulaçõ­es e dos discos da coluna vertebral, que se tornam incompeten­tes para suportar a carga e os esforços diários, por vezes resultando numa compressão dos nervos que a coluna vertebral protege.

As causas prendem-se sobretudo com uma predisposi­ção individual de cada um, associada a factores típicos do nosso estilo de vida moderno, como o sedentaris­mo, o excesso de peso, o tabagismo, o número de horas sentados e a conduzir, a tensão muscular a falta de exercício físico, entre outros. O país tem

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Especialis­tas recomendam pausa laboral para exercícios
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Especialis­tas recomendam pausa laboral para exercícios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola