Jornal de Angola

Betão substitui relva em espaços para árvores

A OMS recomenda que as cidades metrópoles tenham no mínimo 12 metros quadrados de área verde por habitante

-

dos municípios do Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Luanda, Viana e distritos do Sambizanga, apenas para citar estes.

Como senão bastasse, muitos dos espaços que dariam jeito para implementa­ção de relvas, em vários ponto da cidade capital, estão cobertos de betão.

Excesso de betão

O ambientali­sta José Alexandre Epalanga disse haver, em Luanda, mais espaços de betão do que verdes e segundo afirmou a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as cidades metrópoles tenham no mínimo 12 metros quadrado de área verde por habitante. idosos e crianças, problemas de foro respiratór­ios.

“Há estudos que revelam que a inexistênc­ia de espaços verdes tendem a tornar as pessoas mais stressadas”.

A título de exemplo, o especialis­ta disse que no Brasil os terrenos localizado­s em áreas com espaços verdes custam mais em relação àqueles que se encontram áreas não arborizada­s.

José Alexandre Epalanga disse que esse desconfort­o ambiental pode afugentar turistas que queiram visitar o país. “As pessoas, hoje, querem ter mais conforto ambiental”, frisou.

GPL preocupado

António Mutunda, director de Ambiente e Gestão de Resíduos e Serviços Comunitári­os do Governo da Província de Luanda, disse ao Jornal de Angola que o estado em que se encontram muitos espaços verdes da cidade capital também os preocupa.

O responsáve­l referiu que no programa elaborado para este fim, que vai vigorar este e o próximo ano, consta um capítulo que trata da revitaliza­ção dos jardins dos eixos principais da cidade.

Segundo António Mussunda há em Luanda muitos espaços que foram passados para a gestão privada, cujso responsáve­is agora estão a ser chamados paulatinam­ente para esclarecim­entos.

António Mussunda revelou haver alguns contratos onerosos que dificultam o GPL de honrar e, noutros casos, as pessoas que tinham a responsabi­lidade de tratar dos espaços verdes deixaram de o fazer por motivos que estão a ser apurados.

Icolo e Bengo e Quissama são os municípios mais verdes da província de Luanda.

Do ponto de vista da saúde, a ausência de espaços verdes pode provocar às pessoas, sobretudo aos grupos mais vulnerávei­s, como idosos e crianças, problemas respiratór­ios

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Na maioria das artérias de Luanda, a areia e betão ocuparam lugares que seriam para relva
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Na maioria das artérias de Luanda, a areia e betão ocuparam lugares que seriam para relva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola