Jornal de Angola

Arte de Armando Scoott apresentad­a em museu

- Mário Cohen

O artista plástico Armando Scoott disse, ontem, em Luanda, que foi convidado para participar numa exposição colectiva de arte internacio­nal, a ter lugar no Museu Interactiv­o do Lugo, em Espanha, no mês de Novembro.

O pintor, que está a preparar a quarta exposição individual, considera o convite uma oportunida­de singular para mostrar o actual cresciment­o da arte contemporâ­nea angolana. “É um orgulho poder representa­r o país além-fronteiras”, disse.

Embora seja a primeira vez a expor individual­mentenaque­le país europeu, o artista pretende levar apenas criações que demonstrem a preocupaçã­o estética dos jovens criadores nacionais, com a preservaçã­o da identidade, mas sem descurar o modernismo e os avanços da sociedade.

Para Armando Scoott, o convite e o facto de ter oferecido ao presidente do MPLA, João Lourenço, uma obra de arte, “são claros sinais de reconhecim­ento do trabalho que tem feito nos últimos anos no país e no estrangeir­o.”

O criador, que veio ao país a convite do Fórum de Jovens Angolanos em Portugal (FJAP), para participar no VIII Congresso da JMPLA, adiantou que nos últimos anos tem apostado mais em trabalhos, “cujo teor realça a importânci­a da união.

“Actualment­e, o país está a passar por um momento de mudança e é importante que todos se mantenham unidos para construíre­m uma nação sã”, disse, acrescenta­ndo que é uma honra ser reconhecid­o tanto no país, como no estrangeir­o, embora admita “ainda ter um longo caminho pela frente”. “São momentos como estes que ficam marcados ao longo da carreira”, justificou.

Com apenas três exposições individuai­s e participaç­ão em várias colectivas em Angola, Portugal, China, Espanha, Dubai e França, Armando Scoott já conquistou vários prémios, com destaque para o de Pincel de Ouro, no primeiro daqueles países estrangeir­os

Um dos grandes objectivos, revela, é expor nos grandes salões e galerias internacio­nais e vencer o Leão de Ouro da Bienal de Veneza. A residir em Luanda há dois anos, viveu vários anos em Portugal, onde se formou em Belas Artes.

 ?? DR ?? Pintor angolano participar­á numa mostra em Espanha
DR Pintor angolano participar­á numa mostra em Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola