Jornal de Angola

FAA em manobras no Cuando Cubango

Encerramen­to do curso acontece em Dezembro, em Benguela, na cerimónia em que todos os cadetes serão graduados a oficiais

- Lourenço Bule / Menongue

Um total de 995 efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), que durante cinco anos frequentar­am cursos superiores no ramo de Artilharia Terrestre, Engenharia, Defesa Química, Telecomuni­cações, Defesa Antiaérea, Logística, Serviços de Assistênci­a Médica, contra Inteligênc­ia e Justiça Militar são submetidos hoje a testes práticos, no campo de manobras militares de Soba Matias, a 60 quilómetro­s da cidade de Menongue (Cuando Cubango).

Para o efeito, uma comitiva das FAA, chefiada pelo comandante do Exército, general Gouveia João de Sá Miranda, e pelo tenente-general António Queiroz, visitou ontem o local dos exercícios militares. A delegação integrou ainda os comandante­s das regiões militares Cabinda, Norte, Sul e Leste, bem como o comandante da V Divisão de Infantaria Motorizada destacada no Cuando Cubango, tenentegen­eral Paulo Silva Xavier.

O comandante da Academia Militar do Exército de Benguela, tenente-general António Queiroz, disse aos órgãos de comunicaçã­o social que o exercício militar que começa hoje é o culminar de um longo período de instrução em que, durante dias, os 995 cadetes vão ter a oportunida­de de mostrar no campo de batalha, debaixo de tiro real, tudo aquilo que aprenderam durante cinco anos. Fez saber que os 995 cadetes finalistas, que já se encontram na província do Cuando Cubango, apresentam-se com o moral bastante alto e estão aptos para enfrentar o inimigo virtual, com tiro real, e todos os obstáculos instalados ao longo dos cerca de 10.500 hectares do campo de manobras de Soba Matias.

Salientou que os exercícios militares têm como finalidade melhorar os níveis de prontidão dos finalistas do V Ano de Licenciatu­ra em Ciências Militares, para que estes mostrem as suas habilidade­s na defesa da integridad­e territoria­l e manutenção da paz em todo o território nacional.

A sessão de encerramen­to do curso acontece em Dezembro, na província de Benguela, cerimónia durante a qual todos os cadetes serão graduados a oficiais do Exército do quadro permanente.

O oficial realçou que muitos efectivos das FAA são oriundos das antigas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) que, “com sangue e suor, souberam defender a Pátria das invasões sul-africanas e das incursões de outras forças hostis, razão pela qual devemos preparar um novo exército que possa continuar a preservar as nossas conquistas.”

“Esperamos que os futuros oficiais do Exército do quadro permanente possam estar à altura para substituir-nos no futuro, visto que estamos em fim de carreira e exortamos que continuem a preparar-se com dedicação e amor à Pátria para que o país continue em paz, uma vez que a guerra gerou muitos órfãos e viúvas”, disse.

Questionad­o sobre a escolha do Cuando Cubango para a realização de manobras militares, respondeu que se deve à densa vegetação e condições climatéric­as. Acrescento­u que estão criadas todas as condições técnicas e humanas para a realização do importante evento.

Apelo à calma

António Queiroz pediu à população da localidade de Soba Matias no sentido de estar calma durante o exercício militar, tendo em vista que vão ser utilizados peças de artilharia de grande calibre e disparos de armas ligeiras como se de um combate verdadeiro se tratasse.

“Por este facto, já fizemos a marcação do local onde vamos realizar esta actividade e é importante que as pessoas saibam que até amanhã não devem circular em alguns campos de cultivo”, disse o chefe militar.

Por este facto, já fizemos a marcação do local onde vamos realizar esta actividade e é importante que as pessoas saibam que até amanhã não devem circular em alguns campos de cultivo

 ?? LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Deslocação ao campo de manobras avaliou as condições de preparação do simulacro
LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO Deslocação ao campo de manobras avaliou as condições de preparação do simulacro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola