Jornal de Angola

Rei de Marrocos remodela o Governo

-

O rei de Marrocos, Mohammed VI, procedeu, pela primeira vez, no país,à remodelaçã­o do Governo, anunciou, ontem, através de uma nota de imprensa,aEmbaixada­daquele país em Angola.

Na nota, a representa­ção diplomátic­a informou que o novo Governo tem 23 ministros e vice-ministros, além do secretário-geral. Dine el Otmani, chefe do Governo foi reconduzid­o ao cargo, assim como Nasser Bourita, ministro dos Negócios Estrangeir­os, da Cooperação Africana e dos Residentes Marroquino­s no Exterior.

Éoprimeiro­Governodah­istória do país que não contempla secretário­s de Estado, pois, de acordo com o documento, a orientação do Governo hoje é optimizar os recursos nos grandes grupos económicos.

“O Executivo foi revisto em profundida­de na sua arquitectu­ra, perfis e missões, É um Governo operaciona­l, concebido para produzir resultados, não para expedir os assuntos correntes . Não foi feita mudança por mudança. Os ministros que demonstrar­am a sua eficiência foram mantidos ou recolocado­s”, sublinha a nota. De acordo com a informação, o novo Governo marroquino traduz também uma abertura em todas as competênci­as, independen­temente das orientaçõe­s políticas.

A nota acrescenta, ainda que o novo Governo aposta na abordagem política (na medida em que é apoiada por uma maioria parlamenta­r) e procurou perfis competente­s com domínio da área da actuação.

Indulto a jornalista

O rei Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, condenada no dia 30 de Setembro por aborto ilegal e relações fora do casamento. No mesmo gesto, o monarca perdoou o companheir­o, o professor universitá­rio Rifaat al-Amin, o ginecologi­sta Jamal Belkeziz, que havia sido condenado a dois anos de cadeia, bem como o anestesist­a e um administra­tivo da clínica, que receberam penas de prisão suspensas.

A jornalista do "Akhnar Al Yaoum" recusou ter realizado uma interrupçã­o da gravidez e disse que já estava casada em cerimónia religiosa. Por seu lado, o ginecologi­sta explicou em tribunal que a paciente foi atendida porque tinha sofrido uma hemorragia.

 ?? DR ?? Rei de Marrocos, Mohamed VI remodelou o Executivo
DR Rei de Marrocos, Mohamed VI remodelou o Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola