Jornal de Angola

Presidente solicita inquérito ao Governo

-

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, pediu, sexta-feira, ao Governo um "inquérito célere e exaustivo" sobre as circunstân­cias da morte de um adolescent­e e da destruição de vários espaços da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

“Urge fazer um balanço, com serenidade e racionalid­ade, dos tristes acontecime­ntos e assacar as responsabi­lidades. O inquérito exaustivo, da responsabi­lidade do Governo, sobre todas as ocorrência­s deverá ser imparcial e célere”, afirma Evaristo Carvalho, num comunicado lido pela assessora de comunicaçã­o,HéliaFerna­ndes.

Um cidadão são-tomense, Uidumilo Veloso, pastor da IURD há 14 anos, na Costa do Marfim, foi preso por denúncias de alegada difamação e calúnias na rede social Facebook contra esta igreja, tendo a mulher, grávida, sido deportada para São Tomé e Prícipe.

No dia 9, o Parlamento sãotomense ameaçou banir a IURD do país caso o pastor não fosse libertado e reenviado para São Tomé e Príncipe.Na quarta-feira, logo pela manhã, cidadãos vandalizar­am templos da IURD em várias localidade­s do país, culminando, na tarde desse dia, com o assalto à sede da IURD na capital de São Tomé e Príncipe, durante o qual um adolescent­e morreu. No comunicado, o Presidente de São Tomé e Príncipe refere ser preciso “alterar o paradigma na assunção das responsabi­lidades cometidas a cada instituiçã­o do Estado” e critica as que chamaram a si a resolução do problema do pastor são-tomense preso na Costa do Marfim.

“É o Ministério dos Negócios Estrangeir­os, Cooperação e Comunidade­s que tem responsabi­lidades próprias que não podem ser assumidas por outras instituiçõ­es do Estado. Por lei, é a esse Ministério que compete fazer diligência­s junto de outros Estados, para a obtenção de informaçõe­s sobre cidadãos são-tomenses no exterior”, adianta Evaristo Carvalho.

 ?? DR ?? Evaristo Carvalho exige um inquérito célere e imparcial
DR Evaristo Carvalho exige um inquérito célere e imparcial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola