Jornal de Angola

África do Sul questiona pedido de Maputo para extraditar Chang

-

As autoridade­s sul-africanas estão a questionar os motivos de Moçambique no pedido de extradição do ex-governante Manuel Chang para o país, no âmbito do processo das dívidas ocultas, sem provas e julgamento convincent­es.

“Parece que Moçambique tentou, de repente, arrumar a casa agora que este caso está em curso, ao tentar mostrar alguma boa-fé, dizendo que estão aptos para processar Manuel Chang, não sabemos se isso será suficiente, mas podemos ver como é que se desenrolou”, disse, sábado, à Lusa, Johan van Schalkwyk.

O advogado do Estado sulafrican­o referiu que “durante cerca cinco anos estiveram sem fazer nada, enquanto os americanos foram muito proactivos, e é essa a realidade, segundo os factos apresentad­os ao tribunal”, salientou.

Johan Schalkwyk sublinhou que Pretória “não favorece uma das partes em particular”. “O tribunal irá decidir se o caso deve ser reencaminh­ado ao ministro para reconsider­ação, e nós concordamo­s com essa decisão porque o ministro terá ao seu dispor todos os factos para decidir se irá para os Estados Unidos ou para Moçambique”, acrescento­u.

O advogado sul-africano destacou que, no âmbito das chamadas “dívidas ocultas” moçambican­as, a África do Sul quer demonstrar à comunidade internacio­nal que a actual administra­ção do Presidente Cyril Ramaphosa está “seriamente empenhada” no combate à fraude e corrupção. “Temos um novo Governo e, certamente, vai combater a corrupção “, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola