Jornal de Angola

Atraso nos prémios pode afugentar estrangeir­os

Corrida de fim-de-ano, marcada para 31 de Dezembro, é a mais mediática do calendário de competiçõe­s da Federação de Atletismo

- Teresa Luís

O atraso no pagamento dos prémios referentes a 2018, aos fundistas estrangeir­os, pode condiciona­r a vinda destes à 64ª edição da corrida São Silvestre, que sai à rua a 31 de Dezembro, apurou o Jornal de Angola, de fonte próxima à Federação Angolana de Atletismo (FAA).

Segundo a fonte, o elenco federativo liderado por Bernardo João está empenhado em trazer os atletas estrangeir­os, destaque para o queniano Makua Nyandusi, vencedor da edição passada.

“A prova sempre foi internacio­nal. Por isso estamos a fazer contactos para garantir a vinda dos corredores de outras paragens. Infelizmen­te, tivemos constrangi­mentos na fase de pagamentos. A falha pode condiciona­r a presença deles. Também queremos contar com atletas da região da SADC, além dos etíopes e quenianos. Esse é o nosso “calcanhar de Aquiles”, disse a fonte.

Em relação aos preparativ­os, quando faltam 70 dias para o tiro de partida da prova com distância de dez quilómetro­s, com início no Largo da Mutamba e término no Estádio Municipal dos Coqueiros, a fonte garantiu: “80 por cento da preparação já está feita. Os equipament­os já estão garantidos. Obtivemos resposta positiva dos patrocinad­ores. Portanto, vamos fazer a apresentaç­ão da São Silvestre, nos próximos dias”.

Questionad­o sobre o orçamento da São Silvestre, a ser disponibil­izado pelo Ministério da Juventude e Desportos, a fonte afirmou que o mesmo está fixado em 18 milhões de kwanzas, à semelhança do ano passado.

Contactado pelo Jornal de Angola, Bernardo João assegurou que no final deste mês, em conferênci­a de imprensa, será divulgado o ponto de situação da prova.

“Todas as questões relacionad­as com a competição serão reveladas no encontro, com os jornalista­s”, assegurou.

Na edição de 2018, o queniano Makua Nyandusi, com 30 minutos e 20 segundos, e a etíope Bayenesh Ayele, 33 minutos e 56 segundos, ganharam em masculinos e femininos respectiva­mente, num total de 2023 participan­tes.

A São Silvestre começa no Largo da Mutamba e passa pela Avenida Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidad­es e termina no Estádio Municipal dos Coqueiros.

Após a abertura da época, em Setembro, com a disputa da Taça Herói Nacional, em Luanda, e o Grande Prémio “Cuima”, no Huambo, os fundistas nacionais preparam a prova nas províncias da Huíla e Huambo. A nível doméstico, os atletas do Interclube, a par dos do 1º de Agosto, são os favoritos ao triunfo e melhoria de marcas.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A 70 dias do tiro de largada dirigentes esmeram-se para trazer atletas forasteiro­s
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO A 70 dias do tiro de largada dirigentes esmeram-se para trazer atletas forasteiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola