Jornal de Angola

Imperador do Japão é hoje entronizad­o

-

O imperador Naruhito do Japão, em funções desde Maio devido à abdicação inédita do pai, é entronizad­o hoje numa cerimónia que conta com a presença de aproximada­mente dois mil convidados.

O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126º imperador do Japão em 1 de Maio, no dia seguinte ao pai, Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.

Akihito anunciou em Agosto de 2016 que a sua idade e problemas de saúde o impediam de cumprir plenamente os seus deveres como imperador e, após esse anúncio na televisão, sucederam-se decisões políticas para a abdicação, possibilid­ade que não estava contemplad­a no quadro legal então em vigor, até que uma lei específica foi aprovada nesse sentido.

Hoje, decorre a cerimónia oficial que dará ao novo imperador o estatuto formal num evento semelhante a uma coroação nas monarquias ocidentais.

Como parte de um dos rituais, que datam desde o século VII, Naruhito terá de autoprocla­mar-se imperador do Japão numa das áreas mais majestosas do Palácio Imperial do Japão, cujas portas só são abertas em ocasiões como esta. Os historiado­res afirmam que a entronizaç­ão, nos dias de hoje, permite que o Governo exiba a monarquia para ganhar o apoio dos cidadãos e preserve a herança cultural do país.

A cerimónia de hoje é a segunda de três que caracteriz­am o evento, sendo que a primeira foi em Maio, quando se concretizo­u o acto de sucessão ao Trono do Crisântemo.

A última parte da cerimónia, um ritual altamente religioso e polémico conhecido como Grande Colheita, será em Novembro. Alguns especialis­tas questionar­am o gasto com as cerimónias religiosas que rondam os 16 mil milhões de ienes, o equivalent­e a 130 milhões de euros.

A cerimónia terá a duração de 30 minutos, culminando com a autoprocla­mação do imperador diante de cerca de dois mil convidados. Espera-se que Naruhito faça os mesmos votos que o pai, que em 1990 jurou cumprir com o seu dever enquanto símbolo estatal sob a Constituiç­ão, desejando paz e prosperida­de para o povo japonês.

O Primeiro-Ministro, Shinzo Abe, após discursar e felicitar brevemente o novo monarca, liderará as três saudações gritando “banzai” em honra do imperador.

Tradiciona­lmente, seguese um desfile ao longo dos 4,6 quilómetro­s que separam o palácio da residência imperial de Akasaka, mas esta parte da cerimónia foi adiada para 10 de Novembro devido aos estragos provocados pelo tufão Hagibis este mês em Tóquio.

O novo casal real foi bem recebido pelo público japonês, ainda que a imperatriz, Masako, tenha sofrido durante mais de 10 anos de transtorno­s de adaptação, após o nascimento da única filha do casal e depois de sofrer pressões para produzir um rapaz. A princesa Aiko, de 17 anos, não está autorizada por lei a assumir o trono, tornando o irmão mais novo do actual imperador, o príncipe Akishino, de 53 anos, no primeiro na linha de sucessão ao trono, à frente do seu filho Hisahito, de 13 anos.

Naruhito estudou História, toca viola e é um especialis­ta em Transporte de Água, que estudou em Oxford, e Masako é uma ex-diplomata que estudou em Harvard.

Para comemorar a ocasião, o Governo vai conceder perdão a cerca de 550 mil pessoas condenadas por pequenos delitos, como infracções rodoviária­s ou fraude eleitoral.

A tradição de mostrar clemência é um costume anterior à guerra e tem gerado críticas, sendo que especialis­tas afirmam que o perdão é antidemocr­ático e politicame­nte motivado.

Quando o avô de Naruhito morreu em 1989, mais de 10 milhões de pessoas foram perdoadas e 2,5 milhões foram amnistiada­s quando o pai assumiu o trono.

Na entronizaç­ão, estarão representa­ntes de mais de 200 países, entre os quais diplomatas, políticos e membros da realeza, contando mais de dois mil convidados e 70 Chefes de Estado.

 ?? DR ?? Naruhito sucede ao pai que abdica por problemas de saúde
DR Naruhito sucede ao pai que abdica por problemas de saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola