Jornal de Angola

Comércio rural conta com quase 200 pontos

- Ana Paulo

O Programa Integrado de Desenvolvi­mento do Comércio Rural (PIDCR), que substitui o Papagro, tem em curso experiênci­as piloto em seis províncias, envolvendo 195 infra-estruturas e 45 projectos agro-industriai­s desenvolvi­dos pelo sector, de acordo com dados divulgados ontem, em Luanda, à margem da abertura do 13º Conselho do Ministério do Comércio.

Entre as províncias em que decorrem as experiênci­as do programa aprovado em Agosto de 2018 figuram Benguela, Bié, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte e Huambo, apontou o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, definindo o PIDCR pelo potencial de garantir o equilíbrio na oferta de bens e estabilida­de nos preços.

Em matéria de escoamento da produção nacional, estão a ser realizadas feiras a nível de várias regiões do país, como a Feira da Batata e Milho, onde os agricultor­as comerciali­zaram no primeiro dia cerca de 850 toneladas de milho, no Chinguari, Bié, e a Feira de Produtos Nacionais das Cooperativ­as (Cooperagro), do Lucala, Cuanza-Norte.

O secretário de Estado destacou a prevalênci­a de uma dinâmica de escoamento proporcion­ada pela activação da Reserva Estratégic­a Alimentar (REA), um organismo público com mandato para constituir stocks de arroz, farinha de trigo, farinha de milho e feijão, dispondo de um valor inicial de 45 milhões de dólares.

Números revelados no encontro indicam que, para a realização de despesas de apoio ao desenvolvi­mento do sector, o Ministério do Comércio tem prevista, para 2020, uma verba orçamental de cerca de 6.170 milhões de kwanzas, acima do valor cabimentad­o no orçamento revisto de 2019, quando o crédito se situa em 4.039 milhões de kwanzas.

O 13º Conselho Consultivo do Ministério do Comércio decorreu sob lema “O desafio do Escoamento da Produção e a Diversific­ação da Oferta Interna de Bens”.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado revela dinâmica das trocas no campo
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado revela dinâmica das trocas no campo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola