Jornal de Angola

Ritmos e sons mundiais recriados em concerto

- Analtino Santos

As bandas Ukãi, Ixi Rises, Soul Free, Clingtom Experiment e o guitarrist­a Pop Show foram as principais atracções desta edição do projecto 360° Musical, realizado domingo, no Palácio de Ferro, em Luanda, numa iniciativa do guitarrist­a Clóvis Esteves e da Fundação Sindika Dokolo.

A primeira actuação coube à banda Ukãi, um projecto de raparigas que estão a conquistar espaço desde Setembro de 2018, que tem Cassilva como mentora e na percussão, Melizand nos teclados e Aylasa como vocalista. A banda abriu com um tema da cantora cabo-verdiana Sara Tavares e depois interpreto­u temas da soul, jazz e da Música Popular Brasileira.

Outro convidado foi o projecto experiment­al Ixi Rises, que apresentou temas instrument­ais de jazz, com Bingo, no baixo e contrabaix­o, Hugo, na bateria, e Clóvis Esteves, como guitarra solo, a mostrarem todo o potencial na improvisaç­ão.

A banda Soul Free, do vocalista e guitarrist­a Freddy, foi das mais eclécticas a actuar, com uma viagem musical pelo funk, blues e rock, a que adicionara­m o reggae e o soul, numa fusão com ritmos angolanos. O grupo, com Danny Bass (baixo), Eric (guitarra solo) e Claudio Art Jazz (bateria) apresentou seis composiçõe­s.

Clington Experiment foi outra das formações que fizeram parte desta iniciativa, criada para oferecer uma viagem de 360° musical. Liderados pelo guitarrist­a e vocalista Gonçalo Clington, a banda mostrou a forte incidência do rock nas composiçõe­s e fez uma incursão pelo grunch.

O veterano Pop Show, da banda Afra Sound Stars, teve a responsabi­lidade de encerrar o espectácul­o. Com um reportório assente nos Blues, outra vertente musical que o exímio guitarrist­a aprecia, viajou por alguns dos temas de referência deste ritmo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola