Jornal de Angola

Patriots e City Oilers confirmam Elite 16

- António Ferreira

Os Patriots do Ruanda e o City Oilers do Uganda estão apurados para a segunda fase - Elite 16 -, da Liga Africana de Basquetebo­l (BAL), ao ocuparem a primeira e segunda posições do grupo preliminar “D”, com 8 e 6 pontos, respectiva­mente.

Disputado na cidade de Dar-es-Salaam, Tanzânia, na última jornada e com o “National Indoor Stadium” completame­nte lotado, os Patriots desfeitear­am o City Oilers, por 74-63. Os ruandeses terminaram a prova sem conhecer o sabor amargo da derrota, e deixam perceptíve­l que são a melhor formação da África Oriental. Henry Mwinuka, técnico dos Patriots, tem mais dois meses de trabalho para manter a forma do grupo, para a segunda fase que arranca em Dezembro. Young Guiberty Nijimbere e Dieudonne Ndayisaba saíram do banco e chegaram aos dois dígitos, ao anotarem 14 e 11 pontos, respectiva­mente. Os Patriots chegaram ao intervalo com magra vantagem (3231), mas no terceiro quarto abriram um diferencia­l de 13 pontos ( 58-45), com destaque para três triplos de Kenneth Gasana, Ndayisaba e Nijimbere, que terminou com registo de 20 assistênci­as. Michael Makiadi registou o único duplo-duplo, com 14 pontos e 10 ressaltos.

No último jogo do torneio, entre o JKT da Tanzânia e o Dynamo do Burundi, destaque para a prestação do capitão do JKT, Baraka Athumani, que teve um registo de 45 pontos e seis ressaltos, na vitória por 88-68.

Na formação do JKT destaque também para a exibição de Stephano Mshana, com 14 pontos e 12 ressaltos. Os anfitriões somaram a segunda vitória, terminando na terceira posição do Grupo D, com 4 pontos.

Patriots e City Oilers estão apurados para a segunda fase da Liga Africana de Basquetebo­l (BAL), que ocorrerá no mês de Dezembro. Nesta fase mais quatro equipas serão convidadas a competir. Os seis melhores da “Elite 16” juntar-se-ão aos campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia, para completar a programaçã­o da temporada regular da Basketball África League'2020 (BAL), que terá um total de 12 equipas divididas em duas conferênci­as, com início marcado para Março de 2020.

Recorde-se que 32 equipas estão inscritas para esta primeira fase, repartidas em seis grupos. Em andamento está também o grupo “C”, com cenário na cidade de Libreville.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola