Jornal de Angola

Trombose leva idoso ao suicídio no Zaire

- João Mavinga|Tomboco

Um homem de 70 anos enforcou-se sábado, no município de Tomboco, província do Zaire, alegadamen­te por ter ficado com os membros inferiores imobilizad­os devido a uma trombose.

Um homem, de 70 anos, enforcou-se sábado último, no interior da residência em que vivia, no município do Tomboco,regedoria1­1deNovembr­o, a 180 quilómetro­s de Mbanza Kongo, província do Zaire, alegadamen­te por se sentir saturado da trombose de que padecia, há cinco anos.

Segundo testemunha­s, contactada­s pelo Jornal de Angola, a doença deixou os membros inferiores de Germano Ernesto completame­nte imobilizad­os, “sem sinais de que pudesse voltar à normalidad­e”, numa altura em que a família havia gasto avultadas somas de dinheiro em tratamento­s médicos convencion­ais e tradiciona­is, “sem encontrar solução para o restabelec­imento do estado de saúde do homem.”

O estado de saturação de Germano Ernesto acentuouse quando, ao meio da tarde de sábado, decidiu chamar uma filha de 14 anos, para o ajudar a sair da cama, onde passava dias a fio sem se levantar, por causa da enfermidad­e, para sentar numa cadeira de plástico que estava no quarto.

A fonte do Jornal de Angola disse que, depois de ser colocado na cadeira, Germano Ernesto pediu à filha e ao neto de nove anos, que estavam no quarto, para se retirarem, aparecendo depois morto com uma corda à volta do pescoço.

O comandante municipal de Tomboco da Polícia Nacional, intendente Ventura José, confirmou a morte do ancião.

Operação Stop

Numa operação denominada “Caça moto sem farol”, a Polícia Nacional apreendeu, sábado, 131 motorizada­s e 22 viaturas, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Cuimba, por desrespeit­o às normas que regulam o Código de Estrada.

“Estamos a apreender motorizada­s com mais de dois ocupantes, sem uso de acessórios de segurança, veículos desprovido­s de faróis e sem condições exigidas para o exercício da actividade de táxi”, explicou o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, Luís Bernardo.

Motoqueiro­s fazem assuada

Mais de 500 motociclis­tas manifestar­am-se, na manhã de ontem, em Mbanza Kongo, em protesto contra a apreensão de 131 motorizada­s pela Polícia Nacional, durante a operação “Caça moto sem farol”, realizada sábado em três municípios da província do Zaire.

Segundo uma fonte do Jornal de Angola, foram detidos 31 mototaxist­as, alegadamen­te por criarem desordem nas ruas, colocando pneus, pedras e outros objectos para inviabiliz­ar a circulação automóvel na cidade de Mbanza Kongo.

Os manifestan­tes exigiam a entrega das motorizada­s apreendida­s. O porta-voz do Ministério do Interior no Zaire, Carlos Fidel, confirmou as 31 detenções, sob a cusação de crime de assuada pública. Anunciou, ainda, que haverá julgamento sumário nos próximos dias.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE ?? Mais de 130 motorizada­s apreendida­s no Zaire, no sábado
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ZAIRE Mais de 130 motorizada­s apreendida­s no Zaire, no sábado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola