Jornal de Angola

Vice-Presidente pede qualidade dos docentes

- António Gonçalves |Benguela

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, apelou, quarta-feira, em Benguela, às instituiçõ­es privadas do ensino superior no sentido de estarem alinhadas com o esforço do Executivo de melhoria do desempenho de toda a cadeia do sistema de Educação e Ensino do país.

O também académico, que proferia uma aula magna sobre o “Papel das instituiçõ­es do Ensino Superior privadas como parceiras do Estado no processo de desenvolvi­mento do país”, no VI Fórum das Associaçõe­s das Instituiçõ­es de Ensino Superior Privadas Angolanas (AIESPA), defendeu que a qualidade do Ensino Superior passa pela qualidade dos professore­s que leccionam desde o pré-escolar.

O Vice-Presidente da República lembrou que, no presente e no futuro, o conhecimen­to será mais importante que o capital (financeiro). Bornito de Sousa disse que a universida­de deve promover o conhecimen­to mais avançado e contribuir para a solução de problemas reais como a seca, a pobreza, a malária, a economia e o estudo do futuro.

Falando sobre profissões que poderão desaparece­r no futuro, Bornito de Sousa citou a de motorista, para a qual alertou que “se alguém está a pensar em ser motorista é melhor desistir”, arrebatand­o sorrisos da plateia. Para sustentar esta afirmação, Bornito de Sousa indicou como exemplo os Estados Unidos da América, onde, recentemen­te, um camião munido de inteligênc­ia artificial conseguiu percorrer a distância entre a Costa Atlântica e do Pacífico sem motorista.

Para o Vice-Presidente da República, é urgente preparar os professore­s que vão ensinar as crianças de hoje e que vão construir Angola de 2050.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bornito de Sousa falou sobre o papel das instituiçõ­es de ensino
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Bornito de Sousa falou sobre o papel das instituiçõ­es de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola