Jornal de Angola

Líder da oposição abdica do cargo

-

O presidente da Aliança Democrátic­a, líder da oposição na África do Sul, anunciou, quarta-feira, a demissão do cargo, abalando os esforços do partido com vista a afastar a imagem de formação política liberal que representa a minoria branca do país, noticiou a Reuters.

“Abandono as minhas funções como chefe do partido”, disse à imprensa Mmusi Maimane, o primeiro líder negro do partido, que denunciou “ataques coordenado­s” de uma franja à sua política a favor da maioria pobre do país, em detrimento da base tradiciona­l de apoio, a minoria branca.

Maimane, que liderava a Aliança Democrátic­a (DA), desde 2015, também via a liderança atacada desde o regresso da antiga responsáve­l do partido Helen Zille, uma branca que motivou críticas após ter sugerido que o colonialis­mo não era totalmente mau, e que encabeçou a vaga de contestaçã­o ao presidente do partido. “Nestes últimos meses, tornou-se evidente que existia no seio da DA um grupo que não concordava comigo e com a direcção”, lamentou, apontando o dedo a “uma campanha” para o denegrir e difamar. E concluiu: “É, portanto, com tristeza, mas para continuar o meu combate pela política, na qual eu acredito e pelo país que eu amo que abandono as funções de líder da DA”.

No início da semana, Herman Mashaba, autarca de Joanesburg­o, o principal centro económico do país, apresentou a demissão, denunciand­o, também, “um grupo de pessoas”, no seio do partido, que pensam que a raça não é um critério pertinente no debate sobre as desigualda­des e a pobreza na África do Sul”.

Sob a liderança de Mmusi Maimane, a Aliança Democrátic­a alcançou um sucesso histórico nas eleições locais, conquistan­do ao Congresso Nacional Africano (ANC) a liderança de vários municípios icónicos, incluindo Joanesburg­o e a capital política da África do Sul, Pretória.

 ?? DR ?? Mmusi Maimane fala em pressão no seio do partido
DR Mmusi Maimane fala em pressão no seio do partido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola