Jornal de Angola

Condenados em Nampula suspeitos de tentar fraude

-

O Tribunal Judicial de Nampula, maior cidade do Norte de Moçambique, condenou, ontem, duas pessoas a nove meses de prisão por tentativa de enchimento de urnas durante as eleições do dia 15. Os réus, que estiveram ausentes da sessão, foram encontrado­s a tentar introduzir boletins de voto falsos nas urnas da Escola Primária Completa 7 de Abril, na cidade de Nampula.

A queixa foi apresentad­a pela Renamo, “que considerou que a sentença prova que as eleições gerais foram fraudulent­as. A Renamo e o MDM, terceira força política parlamenta­r, não reconhecem os resultados das eleições que deram vitória à Frelimo, com maioria absoluta em todas as províncias nas presidenci­ais, legislativ­as e provinciai­s.

O antigo dirigente da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo) Raul Domingos exortou ontem a liderança do principal partido da oposição a optar pelo diálogo para ultrapassa­r a crise provocada pela ala dissidente da guerrilha.

“O problema dos militares que não aceitam a liderança do presidente (da Renamo) Ossufo Momade, é um problema muito fácil de resolver em relação àquilo que foi o conflito Renamo-Governo”, disse, em entrevista à Lusa. Raul Domingos foi considerad­o durante muitos anos o número dois da Renamo, antes de ser expulso do partido, na sequência de divergênci­as com o falecido líder, Afonso Dhlakama.

O político, agora à frente do partido extraparla­mentar Paz, Democracia e Desenvolvi­mento (PDD), considerou normal a contestaçã­o a Ossufo Momade, tendo em conta que a Renamo está numa fase de transição, após a morte do seu histórico líder, Afonso Dhlakama, em Maio de 2018.

 ?? DR ?? Oposição moçambican­a rejeita os resultados da votação
DR Oposição moçambican­a rejeita os resultados da votação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola