Jornal de Angola

Guiné-Bissau melhora posição no do

-

foi o único país de língua portuguesa a melhorar a posição no índice do Banco Mundial sobre a facilidade de fazer negócios (Doing Business 2020), enquanto São Tomé e Príncipe mantém a classifica­ção e os restantes pioraram.

De acordo com o índice, divulgado ontem pelo Banco Mundial, a Guiné-Bissau melhorou uma posição face à classifica­ção do ano passado, passando de 175º para 174º, ficando, no entanto, nos 20 países onde é mais difícil fazer negócios.

A nível mundial, a lista é liderada pela Nova Zelândia, seguida da Dinamarca, mantendo as posições do ano passado, com a diferença de que este ano a Dinamarca superou Hong Kong e chegou ao pódio dos países onde o ambiente empresaria­l é mais propício à realização de negócios.

Entre os países lusófonos, Portugal lidera a lista, ocupando o 39º lugar, tendo caído cinco posições este ano, apesar de manter os mesmos 76,5 pontos, atribuídos recorrendo à análise de vários indicadore­s como o tempo de constituiç­ão de uma empresa, a facilidade de garantir electricid­ade, o lançamento de reformas económicas ou o tempo que as empresas demoram, em média, a preencher as declaraçõe­s fiscais.

A Guiné-Bissau

Depois de Portugal, o melhor colocado, o Brasil, surge em 124º lugar, tendo piorado 16 posições face ao 109º lugar que ocupava no ano passado, e a seguir o país lusófono onde é mais fácil fazer negócios é Cabo Verde, que ainda assim piorou seis lugares, de 131º para 137º.

Logo a seguir surge Moçambique, em 138º lugar, o que compara com a 135ª posição que ocupava durante o ano passado.

Os restantes países lusófonos estão todos entre os 20 piores, com excepção de São Tomé e Príncipe, que ocupa a 21ª pior posição, em 170º lugar (igual ao ano passado).

Angola, no 177º posto (173º em 2018), a Guiné Equatorial, que piorou de 177º para 178º e Timor-Leste, o único lusófono entre os dez países mais difíceis para fazer negócios, em 181º lugar (178º em 2018) completam a lista dos países de língua oficial portuguesa.

 ?? DR ?? Bissau melhora as condições para instalar novos negócios
DR Bissau melhora as condições para instalar novos negócios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola