Jornal de Angola

Dadores de sangue são sensibiliz­ados

- Alfredo Ferreira | Bengo

Uma campanha de sensibiliz­ação de doadores foi lançada na quarta-feira, em Caxito (Bengo),comvistaac­olhermais de 110 balões de sangue, numa iniciativa do Instituto Nacional de Sangue (INS) em parceria com o Banco Económico.

A chefe de departamen­to de Gestão de Doadores de Sangue do INS, Silva Capoco, disse que, até ao momento, no Centro de Hemoterapi­a a nível do país existe um número de dadores familiares superior ao de doadores voluntário­s. A província do Bengo conta com 80 por cento de dadores familiares e apenas 20 por cento são voluntário­s, referindo que a actual cifra está muito aquém das necessidad­es nos hospitais.

Silva Capoco reconheceu que, enquanto não houver dadores voluntário­s suficiente­s para responder à procura nos hospitais, haverá sempre carência de sangue e lembrou que a Organizaçã­o Mundial da Saúde recomenda que um por cento da população seja dador voluntário para que não falte sangue, para que se possa salvar mais vidas.

“O INS tem um programa a cumprir e que, nesta altura, está a ser feito, a nível da província do Bengo, um trabalho de sensibiliz­ação, no sentido de poder colher mais sangue”, disse a chefe de Departamen­to de Gestão de Dadores de Sangue do INS. A responsáve­l do Banco Económico, Irina Cruz, destacou a parceria com o INS e disse que se trata da 10ª actividade de recolha de sangue que a instituiçã­o participa, tendo em conta a falta de sangue nos hospitais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola