Jornal de Angola

Eleições remarcadas para 23 de Novembro

- Mário Cohen

As eleições do novo corpo directivo da União Nacional dos Artistas e Compositor­es (UNAC-SA) foram remarcadas para o dia 23 de Novembro, depois que o Tribunal Provincial de Luanda julgou improceden­te a providênci­a cautelar, não especifica­da, interposta pela lista B, liderada por Belmiro Carlos.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo presidente da Comissão Eleitoral da UNAC, António de Oliveira “Delon”, durante uma conferênci­a de imprensa, realizada na sala de reuniões do antigo edifício do Ministério da Cultura. O presidente da comissão eleitoral garantiu estarem criadas as condições para a realização, sem sobressalt­os, das eleições dos novo corpo directivo da instituiçã­o de utilidade pública, na data avançada.

António de Oliveira disse que a comissão que dirige vai trabalhar na próxima semana em Benguela, Huambo, Cabinda e Malanje, que, a par de Luanda, têm direito a votos, nosentidod­ereactivar­ascomissõe­s eleitorais provinciai­s.

Entre as províncias com direito a voto e membros com as quotas regulariza­das, Luanda lidera com 3018 associados, seguindo-se Benguela com 500 membros, Huambo, com 134, Cabinda, 107, e Malanje, 42.

O presidente da comissão eleitoral da UNAC afirmou haver indícios de que a lista B vai recorrer ao despacho do Tribunal Provincial de Luanda, “para que as eleições não se realizem na data prevista, por contestar verbalment­e a realização do acto.”

A comissão reconhece existirem fortes indícios de falsificaç­ão de documentos e tentativa de fraude por parte dos representa­ntes da UNACSA, nas províncias de Benguela, Huambo e Malanje, “que podem configurar em crime, com a inclusão de elementos não associados nas listas para votação.”

O despacho da providênci­a cautelar interposto pela lista B, para adiar “sine die” as eleições da UNAC-SA, inicialmen­te convocadas para 17 de Agosto de 2018, teve sentença um ano depois, mas a mesma só chegou ao conhecimen­to da comissão eleitoral, no passado dia 19, quase dois meses depois.

“Com a sentença do processo, a comissão eleitoral tem luz verde para a realização das eleições da UNAC-SA e é isto que a comissão vai fazer para o bem da classe artística”, rematou Delon.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissão Eleitoral garante estarem criadas as condições
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Comissão Eleitoral garante estarem criadas as condições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola