Jornal de Angola

Sucessos de Nany no Show do Mês

- Analtino Santos

Sandra Solange, Alexandra Bento, Neidy da Luz, Raquel Lisboa e Branca Celeste são as cantoras que dão vida, hoje e amanhã, a partir das 21h00, no Royal Plaza, em Luanda, aos espectácul­os num tributo à obra da cantora Nany.

Os espectácul­os, que pretendem ser uma viagem musical aos principais sucessos de Nany, tida como uma referência na música angolana, quer pela voz e a forma irreverent­e e ousada de apresentar-se em palco, são uma forma que a organizaçã­o, a Nova Energia, encontrou para homenagear o talento da cantora.

Nany, que está afastada dos palcos por questões de saúde, fez a última aparição em palco, em 2014, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, durante uma das edições do Muzonguê da Tradição, onde ainda cantou êxitos como “Veio de Longe”, “Um Amor Assim”, “Ta Kieto” e “Diala”. Apesar do afastament­o, a organizaçã­o reconhece que os principais temas da cantora continuam a ser ouvidos e regravados por outros artistas, por isso o motivo da homenagem.

Durante os ensaios Neide da Luz e Alexandra Bento considerar­am ser um privilégio poder participar no projecto. “Nany é uma diva que revolucion­ou a música angolana e continua a fazer história”, disse Neide da Luz, adiantando que está a trabalhar nos temas “Diala” e “Pedrito”. “Os outros são surpresa.”

Para Alexandra Bento, uma das vocalistas da Banda FM de Benguela, que volta a pisar o palco do Show do Mês, “Nany é uma lenda que cresceu a ouvir.” “Por isso, é uma alegria interpretá-la”, destacou, além de contar que está a trabalhar em temas como “Chegou de Longe”.

Raquel Lisboa e Branca Celeste são duas vozes, que têm despontado em alguns projectos da Nova Energia, cujo convite surge como forma de incentivar a descoberta de jovens talentos.

Com os espectácul­os, a Nova Energia reafirma o interesse em reconhecer alguns nomes da música nacional, depois de o ter feito antes com Ruy Mingas, num concerto no Centro de Convenções de Belas.

Ana Maria Branco, ou simplesmen­te Nany, nasceu a 8 de Agosto de 1963 e começou a impor-se no mercado musical nos finais dos anos 1980.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola