Jornal de Angola

Candidatos à liderança da UNITA posicionad­os no boletim de voto

José Kachiungo é o nº 1 e nas posições seguintes estão Raul Danda, Adalberto Júnior, Kamalata Numa e Alcides Sakala

- Bernardino Manje

O candidato Estêvão José Pedro Kachiungo é o número 1 no boletim de voto para a eleição do próximo presidente da UNITA, ditou o sorteio realizado ontem, no mesmo local em que terá lugar o XIII Congresso Ordinário do partido, que se realiza de 13 a 15 do próximo mês, em Luanda.

De acordo ainda com o sorteio, presidido pela coordenado­ra da Comissão Eleitoral do Congresso, Amélia Judith Ernesto, nas posições seguintes ficaram os candidatos Raul Danda, Adalberto Costa Júnior, Abílio Kamalata Numa e Alcides Sakala Simões, respectiva­mente.

O sorteio foi determinad­o pelos mandatário­s dos candidatos, a quem coube a responsabi­lidade da escolha dos números. O acto contou com a presença do secretário-geral cessante da UNITA, Franco Marcolino Nhany, que é, igualmente, o coordenado­r da comissão organizado­ra do XIII Congresso Ordinário do partido.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Kafú Sabino, mandatário de Estêvão José Pedro Kachiungo, considerou que o número 1 no boletim de voto facilita o eleitor e reduz ao máximo a possibilid­ade de o candidato perder votos, seja os nulos, seja aqueles que são dados a outro candidato por erro ou distracção do eleitor.

Ainda assim, o mandatário está consciente de que os candidatos deverão trabalhar arduamente para obterem o maior número possível de votos, porque o posicionam­ento no boletim de voto não dita a vitória. “Seja como for, acredito que o 1 seja o número da sorte do meu candidato”, disse Kafú Sabino.

Arlete Chimbinda, mandatária de Adalberto Costa Júnior, também aponta o 3 como o número da sorte para a vitória do seu candidato. O 3 é o número que está no centro do boletim. “Acho que é um bom número”, concluiu a também deputada.

A mandatária de Raul Danda, Helda dos Santos, minimizou a importânci­a do posicionam­ento no boletim de voto. “São apenas posições no boletim que em nada têm a ver com a vitória deste ou daquele candidato”, disse.

Apesar de a candidatur­a de Raul Danda estar bastante atrasada relativame­nte à campanha, devido ao período em que o processo se encontrava pendente na Comissão de Mandatos do Congresso, Helda dos Santos acredita que a vitória está do lado do vice-presidente cessante da UNITA, pelo seu perfil e linhas de força.

“Somos a candidatur­a mais forte e inovadora”, disse a mandatária de Raul Danda, que lança hoje a sua campanha, numa das unidades hoteleiras de Luanda.

Agora, com a definição dos candidatos no boletim de voto, a campanha é feita com apelo ao voto no número do candidato. Quando não há o contacto directo com os militantes, o Facebook e o WhatsApp têm sido os meios mais utilizados para a apresentaç­ão das linhas de força de cada um dos candidatos.

 ??  ??
 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Primeiro exemplar do boletim de voto foi ontem exibido
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Primeiro exemplar do boletim de voto foi ontem exibido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola