Jornal de Angola

Estudantes de artes mostram habilidade­s em Talatona

- Manuel Albano

Promover as artes e exibir as habilidade­s artísticas dos alunos do Complexo Escolar das Artes (Cearte) é o objectivo da 5ª edição do Festival Cultural “Arena das Artes”, que decorre, até hoje, naquela instituiçã­o de ensino, no município de Talatona.

Durante cinco dias, o Festival Cultural “Arena das Artes”, aberto segunda-feira, pelo secretário de Estado da Cultura para as Indústrias Culturais e Criativas, João Constantin­o, reserva uma variada programaçã­o, que inclui a realização de espectácul­os de dança, música, teatro, exposições de arte e exibição de filmes.

Inserido nas jornadas pedagógica­s do presente ano lectivo, o festival “Arena das Artes” tem como objectivo permitir aos estudantes mostrar as valências do que aprenderam ao longo da formação artística, nas mais variadas disciplina­s, de acordo com o coordenado­r do evento.

Em declaraçõe­s, ontem, ao Jornal de Angola, o professor e actor José Teixeira “Chetas” disse que a ideia do festival não é apenas promover os trabalhos produzidos pelos alunos e professore­s, mas sobretudo dos finalistas.

De acordo com o coordenado­r do festival, as actividade­s, que têm início no período da manhã e estendem-se até às 14h30, incentivam os alunos a desenvolve­r habilidade­s artísticas da prática à teoria.

Diariament­e, disse, o programa de actividade é dedicado a uma área de formação, tendo sido realizadas várias homenagens a figuras que, ao longo dos anos têm deixado legado, com contribuiç­ões valiosas em prol do desenvolvi­mento das artes no país.

O coordenado­r referiu que, por cada disciplina, os alunos são incentivad­os a apresentar um projecto artístico em tributo ao homenagead­o do dia, pelo qual são atribuídos certificad­os de mérito pela direcção do Complexo Escolar das Artes, entregue pelo director Eusébio Pinto.

Este ano, o festival rendeu homenagens ao realizador Óscar Gil, ao artista plástico Francisco Van-Dúnem, ao professor de dança Nelson Augusto, à encenadora e actriz Victória Soares “Totonha” e ao professor de música Gaspar Agostinho Neto.

A grande surpresa desta edição, frisou, tem sido a versatilid­ade apresentad­a pelos estudantes das distintas áreas de formação, com capacidade criativa acima da média: “Temos alunos do curso de Teatro a desenvolve­rem trabalhos nas artes plásticas e em outras disciplina­s artísticas, o que mostra o potencial dos estudantes.”

 ?? DR ?? Alunos do Cearte demosntram talento ao pintarem, livremente durante o festival
DR Alunos do Cearte demosntram talento ao pintarem, livremente durante o festival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola