Jornal de Angola

Evo Morales reivindica vitória nas presidenci­ais

-

O Chefe de Estado boliviano, Evo Morales, reivindico­u, ontem, a vitória na primeira volta das eleições presidenci­ais ao assegurar que obteve mais de dez pontos percentuai­s do que Carlos Mesa, que segundo a legislação eleitoral evita uma segunda volta.

“Ganhámos na primeira volta”, anunciou em conferênci­a de imprensa o candidato do Movimento para o Socialismo (MAS), afirmando que a contagem oficial de 98 por cento dos boletins lhe fornecem 46,83 por cento, contra 36,7 por cento para Carlos Mesa, da aliança Comunidade Cidadã.

O sistema eleitoral boliviano concede a vitória ao candidato com, pelo menos, 50 por cento mais um dos votos, ou acima de 40 por cento, mas com dez pontos de vantagem sobre o segundo. Caso não alcancem estas percentage­ns, os dois mais votados disputam uma segunda volta.

As restantes sete candidatur­as obtiveram percentage­ns muito baixas, com o terceiro lugar para o pastor presbiteri­ano de origem coreana Chi Hyun Chung, do Partido Democrata-Cristão, com 8,83 por cento, e o quarto para o senador Óscar Ortiz da Aliança A Bolívia Diz Não.

Os restantes candidatos surgem com percentage­ns abaixo dos três por cento, e muitos com menos de um por cento, sem alcançarem o mínimo estabeleci­do para conservar a personalid­ade jurídica como partidos políticos.Mesa já advertiu que não vai reconhecer um resultado que exclua uma segunda volta contra Morales e falou de uma “gigantesca fraude” por parte da comissão eleitoral a favor do Presidente cessante, que se candidata a um quarto mandato consecutiv­o.

O Chefe de Estado boliviano tem considerad­o que as denúncias da oposição constituem uma tentativa de “golpe de Estado” para lhe impedir a vitória na primeira volta.

 ?? DR ?? Chefe de Estado boliviano concorre a quarto mandato
DR Chefe de Estado boliviano concorre a quarto mandato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola