Jornal de Angola

Ferroviári­o e Unza lideram o Grupo E de acesso à BAL

- António Ferreira

O Ferroviári­o de Maputo (Moçambique) e o Unza Pacers da Zâmbia lideram o grupo “E” da fase preliminar de apuramento à Liga Africana de Basquetebo­l (BAL), ambos com 4 pontos.

Amanhã, joga-se para a quarta ronda, com destaque para o prélio entre o Ferroviári­o de Maputo e o Unza Pacers da Zâmbia.

A compita que decorre na cidade sul-africana de Joanesburg­o, no “Wembley Stadium”, com entradas livres, conta com as participaç­ões do Ferroviári­o de Maputo (Moçambique), Jozi Nuggets (África do Sul), Mercenarie­s Basketball (Zimbabwe), Unza Pacers (Zâmbia), Dolphins (Botswana) e Lions Club (Namíbia).

No que à competição diz respeito, o Ferroviári­o de Maputo, uma das candidatas à passagem de fase, não deu hipóteses aos Lions da Namíbia, chegando com relativa facilidade aos 102-60.

Enquanto isso, a equipa do Unza Pacers da Zâmbia não teve tarefa fácil ante os Mercenarie­s Basketball do Zimbabwe, com um triunfo apertado de 8074. Um jogo emocionant­e que trouxe o melhor dos dois lados, com os zambianos a conseguire­m igualar a partida (65-65), nos últimos 15 segundos do último quarto.

Faltou a estrelinha da sorte aos Mercenarie­s que desde o início lideraram o “placard”, passando de 2115 no final do primeiro quarto para 42-31 no segundo período.

Mas tudo rapidament­e se alterou nos dois últimos quartos com os jogadores do Unza Pacers a serem mais eficazes e fruto de dois erros conseguira­m levar a decisão para o prolongame­nto. No último jogo do dia, o anfitrião Jozi Nuggets conquistou a primeira vitória na competição depois de derrotar, por 68-60, o Dolphins do Botswana.

Para amanhã estão previstas ainda as partidas Dolphins do BotswanaLi­ons da Namíbia (12H00) e Jozi Nuggets da África do Sul-Mercenarie­s do Zimbabwe (18H00). Os dois primeiros classifica­dos apuram-se para a denominada Elite 16, da qual mais quatro equipas serão convidadas a competir na segunda fase do torneio de qualificaç­ão.

Os seis melhores clubes da “Elite 16” se juntarão aos campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia para completar a programaçã­o da temporada regular da Basketball Africa League 2020 (BAL), que terá um total de 12 equipas. O arranque da prova está aprazado para Março do próximo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola