Jornal de Angola

Governador passou os activos na Fenix

- Natacha Roberto

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, anunciou, quarta-feira, ter passado as acções que detinha na Fénix, uma sociedade gestora de fundos de pensões afecta ao Banco de Poupança e Crédito (BPC), e na Mundial Seguros, para esclarecer as notícias que durante a semana revelaram a existência desses activos.

Lima Massano, que falava à imprensa depois de uma reunião extraordin­ária do Comité de Política Monetária, declarou nunca ter participad­o nas assembleia­s-gerais, nem na tomada de decisões destas empresas.

O governador acentuou que nunca lhe foram pagos dividendos e que as acções da seguradora estão entregues ao BPC.

Plataforma petrolífer­a

As declaraçõe­s foram proferidas na conferênci­a de imprensa em que foi anunciada a liberaliza­ção do kwanza, com o fim do limite de 2,00 por cento de impostos aos bancos comerciais nas operações de venda de divisas.

O governador informou que o banco central está a desenvolve­r uma plataforma que permite às companhias colocarem os recursos que queiram disponibil­izar ao mercado financeiro, sem a intervençã­o do BNA. “As companhias petrolífer­as podem fazê-lo, desde que (as operações) sejam negociadas com os vários intervenie­ntes do mercado cambial e não apenas com um ou outro, mas que alimentem o mercado de forma aberta”, disse.

Massano reconheceu faltarem recursos em moeda estrangeir­a para a importação, apesar de 95 por cento destes recursos serem gerados na economia através do sector petrolífer­o. “Os nossos recursos em moeda estrangeir­a têm uma fonte única, que é o sector petrolífer­o e a produção nacional não cresce”, lamentou o governador do BNA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola