Jornal de Angola

Mais de 12 mil milhões em parcerias e acordos

-

Mais de 50 documentos assinados e cerca de 800 mil milhões de rublos (mais de 12 mil milhões de dólares) em compromiss­os é o balanço preliminar do primeiro Fórum Económico, que terminou ontem em Sochi, com o tema: RússiaÁfri­ca – realizar o potencial da cooperação.

Durante dois dias, cerca de duas mil empresas russas e representa­ntes de companhias africanas, além de instituiçõ­es financeira­s e de seguro discutiram novas parcerias, encorajado­s pelos cerca de 50 Chefes de Estado e de Governo, incluindo o anfitrião, Vladimir Putin.

Gigantes russos de renome mundial, como as estatais Gazprom, Rosneft e Lukoil garantiram implementa­r projectos promissore­s de prospecção petrolífer­a e gás, ao passo que a Alrosa manifestou o interesse em aumentar a presença na exploração de diamantes. Outra empresa que também vai reforçar a presença em África é a Yandex, que já está representa­da em mercados de vários países, com soluções para resolver questões de segurança da informação e de desenvolvi­mento da economia digital.

A Rosatom, outra presença em África, quer oferecer soluções da indústria nuclear, através da construção de centros de pesquisa, com base em reactores de utilização múltipla.

Para o Presidente Vladimir Putin, o potencial das relações é tão grande que faz com que a Rússia não se contente em estar entre os 10 maiores fornecedor­es de alimentos para os mercados africanos. “De momento, exportamos mais produtos agrícolas do que armas: exportamos as armas no valor de 15 mil milhões de dólares, enquanto nos produtos agrícolas, chegamos ao patamar de 25 mil milhões”, revelou Putin, que encorajou os empresário­s russos a investirem mais em África.

 ?? TASS ??
TASS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola