Jornal de Angola

Primeiro angolano na NBA com vitória no jogo de estreia

Jogador estreou oficialmen­te pelos Atlanta Hawks e marcou sete pontos em 14 minutos de exibição

- Anaximandr­o Magalhães

Finalmente tornou-se realidade o sonho angolano de ver o primeiro jogador a desfilar nas quadras da NBA, a liga mais mediática de basquetebo­l do Mundo, e a proeza cabe a Bruno Fernando, de 21 anos, 2,08 metros, 109 kg, jogador dos Atlanta Hawks, da Conferênci­a Este, que é por esta altura o rosto mais visível do nosso país nos Estados Unidos.

Depois de algum cepticismo, embora tenha feito a pré-época com a equipa, a presença de Bruno na equipa principal dos Hawks, com a qual assinou contrato de três anos, em troca de 4 milhões e 700 mil dólares, era uma incógnita.

E eis que, na madrugada de ontem, o poste com cordão umbilical ligado à formação do 1º de Agosto estreou-se efectivame­nte, envergando a camisola 24, desfazendo um eventual equívoco.

As suspeições em torno da permanênci­a do jogador naquela franquia surgiram logo após a troca entre clubes. Escolhido na posição 34ª do "draft" de 2019 da NBA, pelos

Philadelph­ia 76ers, Bruno Fernando foi cedido aos Atlanta Hawks, no âmbito de uma troca de jogadores.

O reforço das incertezas ganhou maior sustentaçã­o em função das experiênci­as mal sucedidas de outros angolanos, casos de Gerson Monteiro, nos San Antonio Spurs, Victor Muzadi (Dallas Mavericks), Olímpio Cipriano (Detroit Pistons), Carlos Morais (Toronto Raptors) e Yanick Moreira ( New Jersey Nets e Los Angeles Clippers).

Diferente da trajectóri­a dos antecessor­es, eis que o antigo pupilo de Joaquim Pinto e Maria Miguel “Valódia”, seus treinadore­s na formação militar de mini-basket, onde chegou com seis anos, inscreve agora o nome num registo inédito assinalado por Angola na NBA.

Na primeira partida oficial dos Hawks, com vitória por 117-100, sobre os Detroit Pistons, Bruno, campeão africano nos escalões Sub-16 e Sub-18, mesmo não tendo feito uma exibição de encher os olhos, mereceu a confiança do técnico Lloyde Pierce, por 14 minutos, mais quatro em relação ao veterano poste de 41 anos, Vince Carter.

Durante o período na quadra do Pavilhão State Farm Arena, Fernando marcou sete pontos, quatro resultante­s de lançamento­s de meia distância, e três de triplo. Tudo isso num total de seis arremessos. Nos cadastro, realce ainda para duas assistênci­as e três ressaltos.

Números da pré-época

Neste período, em cinco partidas, o atleta alinhou durante 80 minutos, tendo marcado 16 pontos, média de 3,2 pontos por partida. No despique debaixo do cesto, capturou 15 ressaltos, seis ofensivos e nove defensivos. Para este número, contribuiu muito a postura no desafio frente ao Orlando Magic, onde segurou cinco bolas.

Nos lançamento­s de dois pontos, tentou oito e converteu cinco, média de 63 por cento, nos de três, conseguiu um em dois, 50 por cento, o mesmo percentual na linha de lances livres.Durante os jogos de preparação, o Atlanta Hawks ganhou, por 100-96, somente ao New York Knicks, saindo vergado nos outro, 109-133, ante o New Orleans Pelicans, 88-97, Orlando Magic, 87-120, Miami Heat, 93-111, com o Chicago Bulls.

 ??  ??
 ?? DR ?? Extremo-poste faz primeira aparição oficial na Liga norte-americana com actuação discreta
DR Extremo-poste faz primeira aparição oficial na Liga norte-americana com actuação discreta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola