Jornal de Angola

Acordos e entendimen­tos

-

Com as tecnologia­s

em foco, delegações de Angola e da Rússia acertaram o futuro acordo na área das telecomuni­cações. Angola quer acelerar projectos como a expansão da banda larga e precisa desenvolve­r a sua infra-estrutura, de acordo com o ministro das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, José Carvalho da Rocha.

O país tem instalados 20 mil quilómetro­s de fibra óptica e ainda precisa de 19 mil para ligar o território e preparar-se para os desafios do futuro.

Um relatório do Banco Mundial, publicado em Abril, indica que a economia digital pode abrir novos caminhos para o cresciment­o inclusivo, inovação, criação de empregos, prestação de serviços e redução da pobreza em África.

De acordo com o documento, o continente fez grandes avanços na conectivid­ade móvel, mas ainda está atrasado em relação ao resto do mundo no acesso à banda larga. Apenas 27 por cento da população do continente tem acesso à Internet.

O documento indica que as empresas estão a adoptar, lentamente, as tecnologia­s digitais e apenas poucos Governos estão a investir estrategic­amente no desenvolvi­mento de infra-estruturas, serviços, habilidade­s e empreended­orismo digital. Ainda assim, segundo o relatório, são enormes as oportunida­des que se abrem para a África Subsariana, incluindo na revolução digital.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola