Jornal de Angola

Propostas separadas, problemas iguais

-

onde os Chefes de Estado e de Governo africanos tiveram a oportunida­de de expor as ideias e estratégia­s para ampliar a cooperação, o Presidente russo realizou encontros bilaterais com os principais parceiros.

Além do Presidente angolano, que agradeceu o convite e garantiu empenho na materializ­ação dos compromiss­os assumidos, o Presidente Vladimir Putin reuniu, entre outros, com os homólogos do Egipto, África do Sul, Nigéria, Sudão, Etiópia, Namíbia, República Democrátic­a do Congo, Uganda, República CentroAfri­cana e Burkina Faso.

Atacar o terrorismo

O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, que também lidera o G5 da região do Sahel, pediu à Rússia apoio para a luta contra o terrorismo na região (Níger, Burkina Faso, Mauritânia, Chade, Mali), uma das mais instáveis do continente e palco de várias acções terrorista­s.

Roch Kaboré pediu apoios para reforçar os serviços de inteligênc­ia e lembrou que a organizaçã­o precisa mobilizar mil milhões de dólares para a luta contra o terrorismo, que já matou mais de 500 pessoas e fez acima de 450 mil deslocados, desde 2015.

Recentemen­te, ataques a duas bases militares, no centro do Mali, mataram 40 pessoas, incluindo 25 membros das Forças Armadas do Mali, além de 60 soldados ainda desapareci­dos na sequência dos atentados.

A força conjunta G5Sahel composta por cerca de cinco mil militares de cinco países da região (Mali, Níger, Burkina Faso, Chade, Mauritânia) tem falta de material e enfrenta dificuldad­es financeira­s, apesar do apoio da França.

Os ataques terrorista­s afectam o Mali desde 2012, na sequência de um golpe de Estado, que deixou o Norte do país nas mãos de grupos rebeldes tuaregues, apoiados por células terrorista­s.

Quem também reforçou o apelo a apoio para pacificar a região é FaustinArc­hange Touadéra, da República Centro Africana. O Presidente da RCA garantiu, também, o apoio dos países africanos aos esforços de Moscovo para desenvolve­r o continente e manter a segurança.

O Primeiro-Ministro da Líbia manifestou a esperança de que a Rússia apoie os esforços para estabelece­r a paz no seu país, e o Presidente do Chade chamou ao homólogo “o principal parceiro na luta contra o terrorismo”.

 ?? TASS ??
TASS
 ??  ?? À margem da Cimeira,
À margem da Cimeira,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola