Jornal de Angola

Anunciado inquérito à tentativa de golpe

-

O Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, anunciou quintafeir­a que há um inquérito em curso na sequência de ter denunciado, na segundafei­ra, uma tentativa de golpe de Estado no país.

“Um inquérito está em curso. É preciso que estas pessoas digam o que querem dizer com isso. Ao que parece, o autor principal diz que a voz não é dele, mas hoje em dia há técnicas para autenticar documentos áudio e vídeo”, afirmou o PrimeiroMi­nistro, que falava aos jornalista­s em Bissau.

Na segunda-feira à noite, o Primeiro-Ministro guineense, Aristides Gomes, denunciou uma tentativa de golpe de Estado, envolvendo o general Umaro Sissoco Embaló, que considerou a acusação como “mentira e calúnia.” Além da denúncia, foi divulgado um áudio com a alegada voz de Umaro Sissoco Embaló, como prova, que o general nega ser sua.

“O inquérito está em curso, nós não declarámos guerra a ninguém e estamos simplesmen­te a cumprir o nosso dever de gente que gere o aparelho do Estado. Quando é assim, em toda a parte do mundo, é um inquérito que se faz e vamos ver quais serão os resultados”, adiantou.

Aristides Gomes disse, também, que o Governo está focado na “preparação das eleições” presidenci­ais, marcadas para 24 de Novembro, e em que tudo esteja a postos para o início da campanha eleitoral, que vai decorrer entre 1 e 22 de Novembro.

A representa­nte do Secretário-Geral da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) na Guiné-Bissau disse estar confiante que as presidenci­ais no país se vão realizar a 24 de Novembro, de forma livre e justa. Segundo Hadizatou Sori-Coulibaly, quando o ciclo eleitoral terminar, as Nações Unidas poderão continuar a reconfigur­ar a missão de construção de paz no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola