Jornal de Angola

Recomeço de protestos faz dois mortos em Bagdad

-

Dois manifestan­tes foram mortos ontem em Bagdad, onde os protestos recomeçara­m após três semanas de interrupçã­o nas manifestaç­ões que no início do mês fizeram 150 mortos, anunciou a comissão governamen­tal dos direitos humanos.

“Segundo os relatórios preliminar­es, os manifestan­tes foram atingidos por uma granada de gás lacrimogén­eo”, afirmou Ali al-Bayati, um dos membros da comissão governamen­tal dos direitos humanos, à agência France Press.

Al-Bayati acrescento­u que a Polícia disparou tiros com balas reais e usou gás lacrimogén­eo para dispersar milhares de manifestan­tes dos portões da Zona Verde e cerca de 100 pessoas, tanto manifestan­tes como membros das forças de segurança, ficaram feridas.

Mais de 30 pessoas com problemas respiratór­ios foram levadas para o hospital, de acordo com as autoridade­s.

Tal como nos protestos que começaram a 1 de Outubro, os manifestan­tes, na sua maioria homens jovens desemprega­dos, começaram a marcha na praça central de Tahrir, entoando cânticos anti-governamen­tais, com bandeiras e faixas na mão, exigindo emprego, água e electricid­ade.

O Primeiro-Ministro, Adel Abdul-Mahdi, tem tido dificuldad­es em lidar com as manifestaç­ões. Num discurso, ontem, de manhã, AbdulMahdi prometeu uma reestrutur­ação do Governo na próxima semana e compromete­u-se a fazer reformas.

O Primeiro-Ministro afirmou que os manifestan­tes têm direito a fazer protestos pacíficos e apelou às forças de segurança que protegesse­m os manifestan­tes.As manifestaç­ões denunciava­m a corrupção, desemprego e falta de serviços básicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola