Jornal de Angola

Johnson volta a propor eleições antecipada­s

-

O Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, anunciou a apresentaç­ão, na segundafei­ra, de mais uma proposta para eleições legislativ­as antecipada­s a 12 de Dezembro, oferecendo em troca aos deputados mais tempo para debaterem a legislação sobre o “Brexit”.

“Se eles realmente querem mais tempo para estudar este excelente acordo, podem obtêlo, mas precisam de concordar com uma eleição geral a 12 de Dezembro”, afirmou, numa entrevista à BBC.

O Governo já propôs eleições legislativ­as antecipada­s por duas vezes, em Setembro, mas foi bloqueado pela oposição, pois são necessário­s os votos de dois terços da Câmara dos Comuns (434) para avançar. Tendo em conta que a União Europeia confirma um prolongame­nto do processo de negociação do “Brexit”, que o Governo britânico tem de aceitar devido à legislação aprovada pela oposição, Boris Johnson entende ser necessário sair do impasse. “Este Parlamento já está há muito tempo sem uma maioria, recusa concretiza­r o “Brexit”, é impossível aprovar legislação. Está na altura de a oposição ter coragem e sujeitar-se à vontade dos nossos patrões, que são as pessoas do Reino Unido”, argumentou.

Boris Johnson prometeu deixar que o Parlamento debata a legislação até à dissolução, a 7 de Novembro.

Além do Parlamento Europeu, ontem, o Conselho Europeu mostrou-se, também, favorável à prorrogaçã­o da data do “Brexit” até 31 de Janeiro, durante a reunião de embaixador­es dos países da comunidade.

Inicialmen­te prevista para 29 de Março, a data de saída do Reino Unido da UE foi adiada para 31 de Outubro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola