Jornal de Angola

Jornalista­s aprovam hoje Código de Ética

- César Esteves

A Assembleia-Geral de jornalista­s angolanos, destinada a aprovar o Código de Ética e Deontologi­a Profission­al, bem como eleger os membros que vão integrar a Comissão da Carteira e Ética no país, acontece hoje, às 8h00, em Luanda.

Ao todo, vão participar no conclave 120 delegados, sendo 44 provenient­es das 17 províncias do país, 26 de Luanda, dez da lista concorrent­e à Comissão da Carteira e Ética e 40 convidados pela comissão organizado­ra.

Segundo fonte da organizaçã­o, entre os presentes, apenas os delegados eleitos nas assembleia­s provinciai­s e os dez elementos da lista concorrent­e à Comissão da Carteira e Ética terão direito a voto.

Em relação à Comissão da Carteira e Ética, Paulo Mateta, coordenado­r da comissão organizado­ra da Assembleia-Geral, informou que a Comissão Eleitoral recepciono­u apenas, até ao último dia, uma candidatur­a, que passa designar-se “lista única”.

Da lista única concorrent­e à Comissão da Carteira e Ética, fazem parte os jornalista­s Luísa Rogério, Engrácia Matias, Ermelinda da Costa, Honorato Silva, Miqueias de Sousa, Africano Neto, Maria de Lurdes, Caetano Cololo, Coque Mucuta, Adelino Ngunza e José Manuel Gimbi.

A referida lista deve conter sete efectivos e três suplentes. Após a eleição dos membros, a Comissão da Carteira e Ética deve eleger, na sua primeira reunião, o presidente do órgão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola