Jornal de Angola

Nigerianos dominam o palmarés

- António Cristóvão| Brasília

A Selecção da Nigéria domina o palmarés da categoria, com cinco troféus mundiais, seguida pelo Brasil com três títulos. Na primeira edição, disputada na China, os nigerianos derrotaram na final os alemães, por 20, com golos de Akpoborie e Igbinoba no Estádio de Pequim.

Depois seguiram-se os triunfos nas edições de 1993, no Japão, Coreia do Sul (2007), Emirados Árabes Unidos (2013) e Chile (2015).

O Ghana, outro país africano, venceu duas vezes a prova, sendo o primeiro título na Itália, em 1991, e o segundo no Equador (1995).

Com os triunfos da Nigéria e do Ghana, África lidera o palmarés de troféus com um total de sete contra quatro da UEFA, três da América do Sul, dois da América do Norte, um da Ásia.

Na América do Sul, o Brasil lidera com três conquistas, no Egipto, em 1997, Nova Zelândia (1999) e Finlândia (2003). A selecção do México tem dois troféus, o primeiro em 2005, no Peru, e o segundo quando albergou a competição em 2011.

Depois seguem-se a Arábia Saudita com um troféu arrebatado em 1989, na Escócia, ao derrotar na final a selecção anfitriã, por 5-4, na decisão de pontapés de penálties, no Estádio Hampden Park, na cidade de Glasgow. No tempo regulament­ar, as selecções estavam empatadas a duas bolas.

A França ganhou um título mundial, em 2001, em Trinidade e Tobago, ao vencer na final a Nigéria, por 3-0, no Estádio Hasely Crawford, na cidade do Porto de Espanha.

A Suíça foi o terceiro país europeu a conquistar um troféu mundial, em 2009, ao derrotar no dia 15 de Novembro, com bastante dificuldad­es na final, a Nigéria, por 1-0, no Estádio Nacional de Abuja.

O primeiro título europeu foi arrebatado pela ex-União Soviética (URSS), em 1987, no Canadá, após ter vencido a Nigéria, por 4-2, na cidade de Toronto, na decisão de grandes penalidade­s, depois de empate a uma bola no tempo regulament­ar.

A Inglaterra, campeã em título, falhou a qualificaç­ão para a defesa do troféu, conquistad­o na edição anterior na Índia, ao golear na final a Espanha, por 5-2, no Estádio Salt Lake, na cidade de Calcutá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola