Jornal de Angola

Um homem é morto em manifestaç­ão ilegal

-

Um homem, de 48 anos, morreu, ontem, durante uma manifestaç­ão não autorizada, na capital guineense, Bissau, disse à agência Lusa uma fonte policial. As autoridade­s dispersara­m o protesto com recurso a gás lacrimogén­eo. A manifestaç­ão reuniu milhares de pessoas, na avenida dos Combatente­s da Liberdade da Pátria, que liga o centro da capital ao aeroporto.

O comissário nacional da Polícia de Ordem Pública, Armando Nhaga, disse à Lusa que três manifestan­tes foram detidos por alegadamen­te agredirem agentes policiais.

Fontes hospitalar­es avançaram que, pelo menos, três pessoas ficaram feridas durante “os distúrbios”.

A manifestaç­ão foi organizada pelo Partido da Renovação Social (PRS), Movimento pela Alternânci­a Democrátic­a (Madem-G15) e Assembleia doPovoUnid­o–PartidoDem­ocrático da Guiné-Bissau (APUPDGB) para contestar a forma como estão a ser organizada­s as eleições presidenci­ais, marcadas para 24 de Novembro.

Numa carta enviada, na sexta-feira, aos organizado­res, o Ministério do Interior explicou que o protesto não era autorizado por o Executivo não ter condições de garantir a segurança necessária à manifestaç­ão.

Na sexta-feira, a União Europeia (UE) apelou ao Governo de Bissau a não poupar esforços para que as eleições presidenci­ais se realizem no calendário previsto e às partes para que evitem qualquer incitament­o à violência.

“O Governo da Guiné-Bissau não deve poupar-se a quaisquer esforços para organizar a primeira volta das eleições presidenci­ais em 24 de Novembro, segundo o calendário estabeleci­do, e com o objectivo de completar o processo eleitoral em 29 de Dezembro, caso seja necessária uma segunda volta”, disse à agência Lusa fonte comunitári­a. A campanha eleitoral, na qual participam 12 candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, decorre entre 1 e 20 de Novembro.

O Primeiro-Ministro guineense, Aristides Gomes, adiantou que a Comissão Nacional de Eleições decidiu que os cadernos eleitorais que vão ser utilizados nas presidenci­ais são os que foram usados nas eleições legislativ­as e que o executivo respeita a decisão.

 ?? DR ?? A Polícia saiu às ruas de Bissau para conter a violência
DR A Polícia saiu às ruas de Bissau para conter a violência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola