Jornal de Angola

Chefe de Estado felicita homólogo do Botswana

-

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou ontem o homólogo do Botswana, Mokgweetsi Masisi, pela vitória nas eleições de 23 deste mês, para um mandato de cinco anos.

Na mensagem, a que o Jornal de Angola teve acesso, o Presidente João Lourenço sublinha que a eleição de Mokgweetsi Masisi é a reafirmaçã­o da confiança depositada pelo povo do Botswana.

“Ao elegê-lo demonstrou que acredita na justeza e no profundo alcance das políticas que (...) vem realizando com êxitos notáveis”, lê-se no documento, distribuíd­o pela Casa Civil do Presidente da República.

O Estadista angolano encoraja o homólogo tswanês a prosseguir com os esforços para realizar os grandes objectivos do progresso, bem-estar e da prosperida­de dos tswaneses. Na missiva, o Chefe de Estado angolano expressa o interesse de Angola continuar a aprofundar as relações existentes.

Nas eleições, realizadas na quarta-feira passada, Mokgweetsi Masisi foi eleito para um novo mandato de cinco anos e o seu partido, no poder desde a Independên­cia, em 1966, conquistou a maioria dos assentos no Parlamento.

Mokgweetsi Masisi, de 58 anos, tornou-se Presidente do Botswana em Abril de 2018, após a renúncia do seu antecessor, Ian Khama, e em conformida­de com a Constituiç­ão, que limita o mandato dos Chefes de Estado a um máximo de dez anos.

O Partido Democrata do Botswana (BDP) de Masisi corria, pela primeira vez desde 1966, o risco de perder a maioria no Parlamento devido à guerra interna entre o Chefe de Estado e seu antecessor. Khama acusou Masisi de uma deriva autoritári­a e abandonou o próprio partido. Durante a campanha, pediu votos para a oposição. O BDP obteve, no entanto, 29 assentos, de um total de 57.

 ?? DR ?? Mokgweetsi Masisi tornou-se Presidente em Abril de 2018
DR Mokgweetsi Masisi tornou-se Presidente em Abril de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola