Jornal de Angola

Lubango tem oito mil milhões para desenvolve­r os projectos

- Arão Martins | Lubango

Mais de oito mil milhões de kwanzas, do Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), estão disponívei­s para a execução de diversos programas de melhoria das condições sociais dos habitantes do Lubango, nos domínios da habitação, água, saneamento básico, vias de acesso, energia, construção de pontos de água, agricultur­a e outros, anunciou, ontem, o administra­dor municipal em declaraçõe­s aos Jornal de Angola.

Armando Vieira indicou que na primeira fase, a administra­ção municipal vai alocar já 60 por cento desses recursos e a outra parte será reprograma­da, para o reforço dos outros. Garantiu que os procedimen­tos contratuai­s já estão praticamen­te concluídos, devendo as obras arrancarem brevemente.

“Nesta primeira fase, vamos executar já 50 por cento desse valor”, explicou, reforçando que o objectivo principal é o fortalecim­ento das infra-estruturas das comunas sede, Hoque, Quilenda, Huíla e arredores do município de mais de 750 mil, permitindo a solução de alguns dos principais constrangi­mentos da população. Admitiu que os recursos disponívei­s não serão suficiente­s para a dimensão dos problemas por solucionar na capital da provincial da Huíla e que, por isso, foram priorizada­s as acções que têm impacto directo na vida da população, começando o processo da base ao topo.

Destacou o apoio aos projectos agrícolas, pelo seu potencial de empregabil­idade. “É importante continuarm­os a criar mais incentivos e apoios à agricultur­a familiar, para garantir a segurança alimentar das populações e criar postos de trabalho nas comunidade­s rurais”, referiu.

Armando Vieira defendeu mais acções para incentivar o empreended­orismo, permitindo a criação de micro e pequenas empresas e acrescento­u ser “urgente” a remoção dos vários constrangi­mentos, já no domínio dos financiame­ntos.

O Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) foi lançado em Maio deste ano e é considerad­o pelo Executivo como um passo significat­ivo em direcção à desconcent­ração e descentral­ização administra­tivas, um desafio da reforma do Estado.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Fundos do PIIM dinamizam obras sociais na capital da Huíla
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Fundos do PIIM dinamizam obras sociais na capital da Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola