Jornal de Angola

Doença perigosa mais comum em mulheres

- Carla Bumba

A lúpus é uma doença inflamatór­ia auto-imune que pode se manifestar em diversos órgãos das pessoas de forma lenta e agressiva e pode causar a morte, alertou o médico reumatolog­ista, afirmando que a patologia ocorre quando o sistema imunológic­o ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo humano.

O reumatolog­ista Ambrósio Amaral explicou que a doença é mais comum em mulheres, mas também pode afectar homens e atinge pessoas entre os 15 e 40 anos. “A incidência da doença chega a ser três a quatro vezes mais em mulheres negras”.

Neste contexto, o especialis­ta aconselhou as mulheres grávidas a fazerem toda a medicação durante a gestação, porque muitas delas adquirem a doença nesta fase, por falta de cálcio no organismo. Em relação aos casos que chegam ao seu consultóri­o, o médico reconheceu que são raros e disse que, por exemplo, num mês, aparece um ou outro paciente que apresenta este quadro que, muitas vezes, está em estado inicial e o especialis­ta faz um acompanham­ento, em função do diagnóstic­o do paciente.

Por outro lado, explicou que a doença surge de repente, desenvolve-se lentamente e pode ser moderada ou grave, temporária ou permanente, sendo que a maior parte de pacientes com lúpus apresenta sintomas moderados que surgem esporadica­mente e agravamse por um tempo.

Os sintomas da doença, segundo o médico, variam de acordo com as partes do corpo que forem afectadas e podem ser fadiga, febres e dor nas articulaçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola