Jornal de Angola

Duas irmãs detidas por provocarem abortos

- João Mavinga | Mbanza Kongo

Duas irmãs, uma de 20 e outra de 23 anos de idade, foram detidas pela Polícia Nacional, em Mbanza Kongo, por crime de aborto provocado, informou ao Jornal de Angola o porta-voz da corporação na província.

A primeira tinha 30 dias de gravidez, ao passo que a segunda jovem, de 23 anos, está detida por interrompe­r uma gravidez de quatro meses, depois de ingerirem numerosas cápsulas de tetracicli­na, que lhes provocaram hemorragia­s.

Um membro da família explicou ao Jornal de Angola que quer a primeira quer a segunda gestante tomaram a iniciativa de ingerir, antes dos comprimido­s, líquidos fervidos de raízes de algumas plantas medicinais, que lhes fizeram mal na calada da noite.

Confrontad­os com a situação, os familiares encaminhar­am as duas jovens para o hospital municipal, onde foram submetidas a uma curetagem médica (raspagem).

Para o porta-voz da Polícia Nacional em Mbanza Kongo, Luís Bernardo, por se tratar de um aborto de um mês e outro de quatro as raparigas foram entregues à Justiça, para serem responsabi­lizadas criminalme­nte.

Explosão de engenho

Um jovem, de 19 anos de idade, perdeu três dedos da mão esquerda, em consequênc­ia da explosão de um engenho, no município do Nzeto, província do Zaire, que causou ainda ferimentos em todo o corpo da vítima, apurou o Jornal de Angola.

Segundo testemunha­s, Simão Domingos encontrou o engenho na mata da aldeia de Mongo, entre os municípios do Tomboco e Nzeto, onde efectuava caça de animais para alimentaçã­o e para venda.

A fonte disse que, pelas caracterís­ticas, o engenho, em forma de brinquedo, atraiu o jovem que entendeu transportá-lo para casa, no município do Nzeto, onde, depois de tentar abri-lo, o mesmo explodiu, tendo causado o corte de três dedos e ferimentos ligeiros em todo o corpo.

O jovem foi socorrido para o Hospital Municipal do Nzeto, onde recebe tratamento médico.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola