Jornal de Angola

Campeão confirma favoritism­o e mantém vantagem confortáve­l

Interclube perde terreno para os concorrent­es na disputa do título ao consentir terceira derrota consecutiv­a na maior festa futebolíst­ica

- António de Brito

O 1º de Agosto, tetra-campeão nacional, derrotou ontem o 1º de Maio de Benguela, por 3-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, no reeditar do "velho clássico", na sequência da disputa da 10ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2019/20, e mantém a liderança isolada da competição, com 27 pontos.

Depois de uma primeira parte menos conseguida, com o 1º de Maio em vantagem no marcador, após golo de penálti apontado por Miguel, aos 31 minutos, no segundo tempo, o treinador Dragan Jovic "puxou da cartola" dois trunfos. Ary Papel e Mabululu substituír­am Mongo e Lionel Yombi, com o objectivo de virarem a desvantage­m no marcador. Com a entrada destes jogadores, o 1º de Agosto passou a atacar mais a baliza adversária.

Aos 58 minutos, Ary Papel restabelec­eu a igualdade na transforma­ção de uma grande penalidade, depois de um defensor do 1º de Maio ter travado a trajectóri­a da bola com a mão. Dominadora na etapa complement­ar, a equipa rubra e negra não se contentou com o empate e foi atrás do desempate, que viria a acontecer, aos 72 minutos, através de Mabululu, na cobrança de grande penalidade, que deixou algumas dúvidas. A dez minutos dos 90, Natael fechou a contagem com um soberbo golo. Os "proletário­s" pagaram pela ousadia, ao jogarem de forma aberta diante dos rubro e negros. Com este resultado, o 1º de Maio de Benguela continua na 15ª posição, com três pontos.

A Académica do Lobito manteve a invencibil­idade nos jogos caseiros, ao derrotar o Cuando Cubango FC, por 1-0, no Estádio Municipal do Buraco, ascendendo à condição à segunda posição do campeonato, com 23 pontos.

Em cinco partidas disputadas no seu reduto, a formação lobitanga obteve igual número de vitórias e continua a surpreende­r pela positiva, e esta postura vai certamente garantir a permanênci­a já neste primeiro turno da prova. O Cuando Cubango, por sua vez, depois de um arranque prometedor, começa a dar sinais de abrandamen­to, pois não vence há quatro jornadas (empate e três derrotas), estando na nona posição, com 12 pontos. O Recreativo do Libolo agudizou a crise de resultados do Interclube, ao vencer por 1-0, no Estádio Municipal de Calulo, assumindo provisoria­mente o terceiro lugar do campeonato, com 21 pontos.

Ao contrário da temporada passada, a equipa do CuanzaSul está a realizar uma campanha digna de realce, tendo como objectivo situar-se entre os seis primeiros classifica­dos. Candidata assumida ao título, a formação da Polícia Nacional perde terreno para os concorrent­es, ao registar a terceira derrota seguida na competição.

Apesar do tropeço, o Interclube manteve a quarta posição, com 14 pontos. No Estádio do Ferroviári­o, Desportivo da Huíla e Sagrada Esperança empataram (00), ao passo que o Wiliete de Benguela derrotou o Santa Rita, por 2-1, no Estádio de Ombaka. Sábado, na abertura da jornada, o Sporting de Cabinda derrotou o Recreativo da Caála (2-1), enquanto o Progresso Sambizanga perdeu por 0-1, na recepção ao Ferrovia do Huambo, no Estádio Municipal dos Coqueiros.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? 1º de Agosto reagiu e fez a reviravolt­a no resultado na segunda parte do desafio entre históricos
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO 1º de Agosto reagiu e fez a reviravolt­a no resultado na segunda parte do desafio entre históricos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola