Jornal de Angola

Grupo de Estudo Técnico avalia dados estatístic­os

- António Cristóvão | Brasília

A FIFA criou um Grupo de Estudo Técnico (GET) para analisar e avaliar os dados estatístic­os dos 52 jogos da 18ª edição do Campeonato do Mundo Sub-17, que se disputa desde sábado no Brasil, apurou ontem o Jornal de Angola, em Brasília.

Branimir Ujević vai dirigir os especialis­tas na competição, tendo como principal propósito eleger os candidatos aos prémios que serão oferecidos no final do torneio.

Com este objectivo, a FIFA pretende dar sequência ao que foi feito em 2017, na Índia, com os melhores atletas do momento no mundo.

Na primeira edição, disputada na China, em 1985, o GET analisou todos os 32 desafios e avaliou a estatístic­a, para identifica­r as potenciais tendências, que foram incluídas no relatório e depois distribuíd­as a todos os filiados da FIFA.

Branimir Ujevic, que dirige o Departamen­to de Desenvolvi­mento de Técnicos e Jogadores da FIFA, vai contar com a colaboraçã­o no GET do especialis­ta argentino Claudio Vivas, técnico bastante experiente, com passagens como treinador no seu país, Peru e Chile.

Os dois vão ser apoiados pelo especialis­ta em preparação de guarda-redes, Pascal Zuberbuhle­r, e o analista de Desempenho e Partidas da FIFA, Chris Loxston.

O GET vai ser responsáve­l para a decisão sobre os vencedores dos prémios “Bolas de Ouro, Prata e Bronze" Adidas, para os melhores jogadores, as “Chuteiras de Ouro, Prata e Bronze” para os marcadores (se dois ou mais jogadores apontarem o mesmo número de golos, os membros do GET vão decidir o vencedor com base num critério específico), a Luva de Ouro Adidas, para o melhor guarda-redes e o prémio “FIFA Fair Play”.

Desde 1985, e durante todas as edições do mundial da categoria, já foram selecciona­dos 210 atletas, com destaque para Ronaldinho Gaucho, que venceu o Mundial Sub-17, em 1997, e na classe sénior (2002).

A Selecção Nacional Sub-17 de Futebol realiza hoje, à tarde, o derradeiro treino no recinto desportivo do Cadastro Técnico Federal Corpo de Bombeiros do Gama, em Brasília, antes de defrontar amanhã a similar do Canadá, às 21h00, no Estádio Walmir Campelo Bezerra “Bezerrão”, para a segunda jornada do Grupo A do Campeonato do Mundo, que decorre desde sábado até ao dia 17 de Novembro, no Brasil, com a participaç­ão de 24 países.

Nesta preparação, o técnico Pedro Gonçalves agendou um treino ligeiro, mais virado para as correcções de alguns movimentos durante a organizaçã­o e a construção da ideia de jogo de ataque. Para a equipa técnica, o objectivo é melhorar a eficácia dos atacantes, depois das jogadas combinadas pelas laterais.

A última parte da sessão de treino está reservada para a cobrança de bolas paradas, com destaque para os livres junto da área, penálties e pontapés de cantos (longos e curtos).

Na madrugada de ontem, no desafio contra a Nova Zelândia, a Selecção Nacional desperdiço­u várias ocasiões de golo, devido à falta de concentraç­ão dos dianteiros, para finalizare­m os lances com discernime­nto e confiança.

Depois da partida com o Canadá, a Selecção

 ?? FIFA ?? Jogadores comemoram triunfo histórico no Brasil
FIFA Jogadores comemoram triunfo histórico no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola