Jornal de Angola

Construçõe­s criminosas

- Luciano Rocha

O assunto não é novo, inclusive já foi referido neste espaço mais do que uma vez, mas pela gravidade que encerra nunca é demais voltar a ele, no âmbito da luta contra a corrupção e impunidade.

A facilidade com que, em Luanda, se constrói em cima de terraços de prédios de vários andares, violando as mais elementare­s regras de segurança, perante a indiferenç­a criminosa de uma série de irresponsá­veis de vários sectores, indignos de ocupar os lugares que lhes deram de mão beijada, tem de acabar. Se a culpa é do Governo Provincial, administra­ções municipais, Polícia Nacional, Ministério da Construção e Obras Públicas, se de todos ou de mais alguém, é algo que quem tem poder para isso tem de apurar. Este regabofe, ao ritmo da impunidade, não pode prosseguir. É preciso punir todos os culpados, sejam eles quem forem.

A Luanda já lhe basta e sobra - todas as outras incongruên­cias com que a castigam e fazem dela a pior cidade angolana para viver. Algumas delas, igualmente, atentados à vida humana. No caso da construção em cima de terraços de prédios de vários andares nem se pode dar a estafada desculpa de falta de meios para a impedir. Blocos de cimento, tijolos, chapas, tábuas e papelões das “paredes” surgidas no cume de edifícios altos são vistos por todos. É mais do que altura de saber quais os motivos de haver quem não dê por eles.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola