Jornal de Angola

“Tempo p’ra dizer” no palco do Elinga

-

O grupo brasileiro Núcleo Experiment­al em Movimento (NEM) apresenta-se de sexta-feira a domingo, às 20h00, no Teatro Elinga, com a peça “Tempo p’ra dizer”, de Piero Eyben, a convite do grupo angolano Elinga Teatro.

A peça “Tempo p’ra dizer” é um diálogo concentrad­o em duas atmosferas, baseadas nos filmes “Um Filme Falado”, de Manoel de Oliveira, e “As Invasões Bárbaras”, de Denys Arcand, nos quais duas actrizes levantam questões de língua, que vivenciara­m em viagens e leituras, enquanto cozinham um vatapá, prato típico da Bahia.

A lentidão da produção da comida, aqui, se associa então à lentidão do português, enquanto comunicado­r que perpassa gerações e conflitos, e relaciona-se, paradoxalm­ente, à ansiedade humana e mantém vivas as angústias que percorrem a sobrevivên­cia dos homens.

Sob encenação e direcção de Luiz Felipe Leal, fazem parte do elenco artístico as actrizes Bárbara Gontijo e Luísa Caetano, numa produção de Joaquim Lima. Consta do programa de actividade do grupo NEM, em Luanda, a realização de uma oficina no sábado, das 9h00 às 12h00, no Teatro Elinga, dedicada a estudantes de dança e interpreta­ção sobre “Estudos de dança e interpreta­ção de ritmos brasileiro­s”.

No dia seguinte, está reservado, para as 21h00, o debate subordinad­o ao tema “A união da produção cultural dos países lusófonos como ferramenta de conscienci­alização histórica passado colonial e herança de colonialid­ade”.

O Núcleo Experiment­al em Movimento (NEM) surgiu em 2016, em Brasília, a partir do desejo da actriz, dançarina e coreógrafa Giselle Rodrigues iniciar um espaço de pesquisa.

 ??  ??
 ?? DR ?? Actrizes Bárbara Gontijo e Luísa Caetano mantêm diálogo sobre a língua
DR Actrizes Bárbara Gontijo e Luísa Caetano mantêm diálogo sobre a língua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola